Sobre o Inumeráveis

Lucimar Ferreira Cunha de Oliveira

1963 - 2021

Pintou de tudo com suas flores: colcha de cama, tapetes, panos de prato, lençóis e quadros.

Minha mãe era uma pessoa maravilhosa. Era alegre, mesmo nas dificuldades que a vida impunha. Dedicada e carinhosa com seus três filhos. Sempre fazia o que estava ao seu alcance para nos dar o melhor, preocupada com o nosso bem-estar.

Desde pequeno via sua dedicação para trazer o sustento da família junto com meu pai. Trabalhou na contabilidade de uma empresa de distribuição, foi professora de escola pública, microempresária com uma pequena loja de informática e teve uma franquia de casas lotéricas.

Guerreira, tinha como motivação a criação e educação dos seus filhos. Uma mãe eternamente exigente com os nossos estudos e com nosso caráter. Carinhosa, quando tinha oportunidade, sentava-se ao lado da cama e nos acordava com um beijo na testa dizendo: "bom dia, meu filho. Eu te amo". Quando quem falava primeiro éramos nós, ela respondia com um sorriso: "idem".

Uma filha carinhosa, dedicada, irmã protetora e uma esposa apaixonada. Amiga fenomenal frequentemente disposta a ajudar com mais do que podia oferecer. Era também uma aventureira. Adorava viajar, conhecer lugares e pessoas novas assim como ter experiências diferentes.

Era uma artista nata. Outra grande paixão. Amava artesanato com especialidades em bordado e pintura. Amava pintar flores, filhotes e bebês. As flores são as mais especiais. Estava a todo vapor, diariamente produzindo em seu ateliê. Virava as madrugadas pintando, bordando, pesquisando novos desenhos e novas técnicas.

Tinha um acervo gigante, o suficiente para estar em toda a casa. Onde se imaginar, além de suas pinturas, tinham revistas, rascunhos, tintas, pincéis, linhas, tecidos dos mais variados tamanhos, cores e texturas. Toda a casa tem suas marcas.

Lucimar nasceu em Quixeré (CE) e faleceu em Fortaleza (CE), aos 57 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo filho de Lucimar, Eduardo Ferreira de Oliveira. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Ana Clara Cavalcante, revisado por Magaly Alves da Silva Martins e moderado por Rayane Urani em 16 de agosto de 2022.