Sobre o Inumeráveis

Luiz Carlos Rodrigues Curico

1976 - 2020

Korobau era um líder muito alegre, que sonhava em dar visibilidade à cultura do povo kokama.

Carlos, ou Korobau, como era conhecido pelos mais próximos, era uma liderança que sonhava com o fortalecimento da cultura milenar do seu povo kokama, através da dança cultural.

Gostava das festas da aldeia e era bastante animado. O indígena nasceu na Aldeia de Sapotal e tinha nove irmãos. Mudou-se para Tabatinga (AM) para poder ajudar o seu povo e a sua família.

Foi professor na aldeia de Sapotal por muitos anos e estava prestes a completar uma graduação em Ciências Humanas e Sociais. Sonhava em dar visibilidade e contar, em seu trabalho, as várias histórias kokama.

Korobau não teve filhos, mas deixou lembranças e a mensagem de que vivemos em momentos e que temos que aproveitá-los ao máximo e sermos felizes.


Sobre o povo kokama

O povo kokama-kokamira habita a Amazônia há mais de dois mil anos. Hoje, estão espalhados pela tríplice fronteira, ocupando no Brasil a região do Alto Rio Solimões, com população de cerca de 10.000 pessoas. Além do português, falam a língua originária, kokama, que vem sendo ensinada também como forma de preservação e resistência de sua cultura.

Luiz nasceu na Aldeia Kokama de Sapotal, Tabatinga (AM) e faleceu em Tabatinga (AM), aos 44 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo sobrinho de Luiz, Mauricio Cordeiro de Souza. Este tributo foi apurado por Mauricio Cordeiro de Souza, editado por Aline Khouri, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 18 de agosto de 2020.