Sobre o Inumeráveis

Luzia Ramos Santiago

1959 - 2021

Seu principal desejo na vida era cuidar das pessoas.

Foi casada durante quarenta e seis anos e teve as filhas: Fabiana, Cassiane e Jacqueline. Era avó de Maria Eduarda, Murilo e Lívia. Uma super esposa, mãe, amiga, irmã, tia e a amada vovó.

Amava sua família, uma cozinheira de mão cheia que, reunia os familiares para saborear sua comida preparada sempre com muito amor.

Uma pessoa querida por todas e que amava ajudar ao próximo. Muito afetuosa com crianças, fez parte da Pastoral da Criança por trinta anos, onde se doava inteiramente à esse projeto. Tinha muita afinidade em cuidar de pessoas doentes, a última pessoa que conseguiu cuidar amorosamente foi seu irmão, que ficou totalmente dependente dela e foi cuidado durante oito anos.

Muito religiosa, ensinou isso aos filhos também. Quando estava internada e com dificuldades para falar por causa do respirador, gravou um áudio dizendo: "Filha estou sendo bem cuidada, olha o nome da Médica é Ana, nome da minha mãe e nome da avó de Jesus".

A filha Jaqueline relembra sua preocupação em expressar amor até o último momento:" Jacque fala para todos (pai, filhas e netos), que eu os amo muito. Para mim, ela era um anjo e agora foi morar no céu. Deixou uma saudade imensa."

Luzia nasceu em Ângulo (PR) e faleceu em Sarandi (PR), aos 62 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Luzia, Jacqueline Santiago. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Vera Dias, revisado por Magaly Alves da Silva Martins e moderado por Rayane Urani em 28 de abril de 2022.