Sobre o Inumeráveis

Manoel Nunes de Barcelos

1937 - 2020

Grande soldado do conhecimento. Tinha uma fé inabalável e um amor incondicional pela leitura.

Esta é uma carta aberta de Júlia Laura para o seu avô, Manoel:

Foi um eterno amante da leitura. Sua jornada começou quando seu pai pedia, ainda muito novo, para ele recitar notícias de jornais, incentivando-o assim a tomar gosto pela leitura e pelas notícias do mundo afora.

Formado em Direito, foi marido, pai de cinco filhos, avô e bisavô. Manoel nos contava uma história de simplicidade e paixão, e nos entregava uma riqueza em conhecimento, que ficam agora guardados em sua biblioteca, com mais de dois mil livros.

Em nossas conversas sobre a vida, ele contava dos seus anos como professor de história, geografia e educação moral e cívica, que renderam histórias gratificantes de uma realidade distante. Apaixonado pela filosofia, abre-se então uma porta ao universo da religião, onde ele se encantava a cada descoberta. Isso o levou a ser professor dominical na Igreja Batista de Macaé.

Suas viagens aconteciam em sua sala de estar através dos livros, e os conhecimentos ali adquiridos eram pautados em assuntos como política e religião.

Mas as dores o traziam de volta para uma realidade triste. Manoel perdeu duas filhas e, desde então, as memórias vagavam nos corredores onde ele mesmo se perdia. Um pai e avô presente, com uma personalidade inegavelmente forte, princípios muito marcantes e muito vaidoso consigo mesmo.

Meu avô nunca deixou faltar nada, ele estava de prontidão quando o mundo nos arrancava o chão. Um grande soldado do conhecimento, de uma saúde inabalável, que soltava dizeres que ali ficavam despejados na sua extrema solidão.

Manoel deixará uma eterna marca em nossos corações.

“O caminho pela maturidade espiritual está na 2º carta do apóstolo Pedro: eis o caminho: fé, virtude, conhecimento, autodomínio, perseverança, piedade, amor fraterno e a caridade.” – Manoel Barcelos.

Manoel nasceu em Macaé (RJ) e faleceu em Macaé (RJ), aos 83 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Manoel, Júlia Laura Gomes de Barcelos Baptista. Este tributo foi apurado por , editado por , revisado por Paula Ledo dos Santos e moderado por Rayane Urani em 26 de abril de 2021.