Sobre o Inumeráveis

Manoel Vieira Costa

1945 - 2021

Ficava acordado até bem tarde, zelando pelos filhos que ainda não haviam retornado para casa.

Manoel estava sempre bem humorado e fazendo todos ao seu redor sorrir. Trabalhou duro para criar seus cinco filhos com muito capricho, estes e sua esposa eram sua única família e também seu bem maior.

Já desfrutando de sua aposentadoria, aproveitava as tardes do meio de semana com sua mulher e sua filha mais nova, que cuidava dele. Gostava de assistir a filmes e novelas que passavam nesse horário. Para ele não tinha tempo ruim, sempre que alguém perguntava como ele estava, mesmo com problemas sérios de saúde, colocava um sorriso no rosto e dizia "Eu tô bem, graças a Deus".

Tinha muita facilidade em fazer novas amizades, até mesmo com a garotada mais nova da sua quadra. Sempre gentil e carismático, em todo lugar que chegava puxava conversa com e com outro, e saía nas gargalhadas.

Amava muito sua esposa e seus filhos, fato que era perceptível no cuidado que dedicava à família. Sempre preocupado com o bem estar dos seus, fazia o possível - e até o que parecia impossível -, para promover o bem estar deles. Preocupava-se quando já era tarde da noite e um dos seus filhos não estava em casa; ou quando sua esposa sentia até mesmo uma dor na unha.

"Nunca vou me esquecer desse homem de coração bondoso, que fazia de tudo para ajudar o seu próximo. Que chorava de alegria com a conquista do seus entes. Chorava com abraços de felicitações no seu aniversário. E se emocionava nas festas de final de ano porque estava com a família. Nunca vou me esquecer do final de semana, em que ele estava sentado na sala e escutando música, conversando e sorrindo como sempre, e eu comecei a cantar para ele "O amor da minha vida" da dupla Daniel e Samuel. Neste momento ele começou a chorar, confesso que também estava com esta vontade, mas segurei as lágrimas e coloquei um sorriso no rosto para não estragar o momento.", relembra a filha.

"Jamais me esquecerei do seu amor, cuidado, carinho, apoio, proteção e da criação e valores que você me deu. Jamais me esquecerei do melhor pai, esposo; o melhor homem do mundo!", despede-se Karem com o coração cheio de amor e gratidão.

Manoel nasceu em Vargem Grande (MA) e faleceu em Palmas (TO), aos 76 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Manoel, Karem Manoela Alencar Costa. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Ana Macarini, revisado por Ana Macarini e moderado por Ana Macarini em 23 de abril de 2022.