Sobre o Inumeráveis

Marco Aurélio de Oliveira Barros

1935 - 2020

Dedicado em todas as áreas da vida, era exímio médico e amou a todos até o fim.

Paraibano, formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia em 1958. Apaixonado pelo que fazia e estudioso que era, logo ao se formar estagiou no Departamento de Cardiologia da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, e no Instituto Nacional de Cardiologia do México. Em 1964, iniciou suas atividades de docente na Universidade Federal da Paraíba, onde permaneceu por muitos anos e conquistou o título de professor livre-docente como doutor em Medicina. Exerceu ainda várias outras funções: fundador e coordenador do programa de residência médica, presidente do Programa Internacional dos Companheiros das Américas Paraíba-Connecticut (EUA) e da Academia Paraibana de Medicina.

A neta Gabryella Maria conta que seu avô mantinha uma rotina rígida: "Acordava cedo, por volta das 6h visitava todos os pacientes internados no hospital, atendia em sua clínica, à noite estudava e buscava se atualizar sobre o que há de melhor na medicina moderna para levar aos seus pacientes".

Conhecido por seus pacientes, colegas de profissão e funcionários por se dedicar com muito amor ao próximo. Conhecido pela família como a fortaleza, generosidade e caridade em pessoa. Marco foi um ótimo marido, irmão, pai, tio, primo e avô. Dedicou-se a todas as áreas de sua vida com amor e humanidade. Sem mágoas, rancor, nunca resmungou ou reclamou, nunca teve atritos. Sabia conversar sobre tudo, direito, arte, medicina, economia. Se empolgava nas pequenas e grandes vitórias. Incentivava a leitura e os estudos sempre. Amou e amou até o fim.

Marco nasceu em Campina Grande (PB) e faleceu em João Pessoa (PB), aos 85 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Marco, Gabryella Maria Pontes de Vivo Barros. Este tributo foi apurado por Malu Marinho, editado por Marcos Concórdia, revisado por Paola Mariz e moderado por Phydia de Athayde em 5 de outubro de 2020.