Sobre o Inumeráveis

Maria Bezerra de Sousa Teixeira

1942 - 2020

Com suas mãos mágicas fazia brotar as mais formosas rosas e cozia o mais saboroso cuscuz de Acaraú.

Maria tinha mãos mágicas de fazer florescer lindas, coloridas e perfumadas flores em seu jardim, semeado, cuidado e regado com muito amor. As rosas eram sua paixão; quando uma delas desabrochava, ela fazia a maior comemoração. Cada visita que chegava, ganhava um convite de Maria "Vem ver meu jardim! Olha só que beleza!" ─ e seus olhinhos brilhavam de contentamento.

Os poderes de Maria, no entanto, não se restringiam às magias da jardinagem; a cozinha era também o seu reino. De seu fogão encantado saíam as mais maravilhosas tapiocas de Acaraú, fartamente recheadas, quentinhas; e o cuscuz, então?! Era uma fartura de coco que só vendo, e seu capricho era tanto que tudo que ela fazia, por mais simples que fosse, se transformava em um banquete de reis e rainhas.

Que mulher inigualável foi Maria! Honrada, em sua simplicidade, educou 12 filhos, ajudou a criar 12 netos e mais um bisneto. Era a estrela de luz de uma família linda, constituída por ela e o companheiro de uma vida, Geraldo Alves Teixeira, ambos partiram no mesmo dia, vítimas do novo coronavírus.

Foram pai e mãe exemplares para seus filhos, escreveram juntos uma história de honradez, uma vida longa e inteiramente vivida de acordo com os princípios da honestidade e do amor ao próximo. Os filhos guardam apenas boas lembranças desses dois seres humanos de luz.

A mãe Maria, uma mulher que amava as flores e reunia os filhos ao seu redor para contar os mais belos contos, já conhecidos, ou inventados por ela mesma, mais o pai Geraldo, um homem que amava a chuva e cuja maior alegria era preparar uma mesa farta de café para sua família todinha logo de manhã cedo, fizeram juntos sua última viagem. Estão agora no Céu, ao lado de Nosso Senhor, livres da dor. O que permanece e prevalece, e sempre prevalecerá? O amor, sempre o amor!

História de casal e filha; para conhecer a história do esposo de Maria Bezerra de Sousa Teixeira e de sua filha, busque por Geraldo Alves Teixeira e Maria Geralda Teixeira.

Maria nasceu em Acaraú (CE) e faleceu em Acaraú (CE), aos 78 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado de Maria, Maria Ivonete Teixeira. Este tributo foi apurado por Ana Macarini, editado por Ana Macarini, revisado por Lígia Franzin e moderado por Ana Macarini em 11 de dezembro de 2020.