Sobre o Inumeráveis

Maria Catapano

1953 - 2021

Mulher de sorriso largo, devota à Deus e a espalhar a bondade por cada lugar em que passava; essa era Irmã Maria.

Maria Catapano, mais conhecida como Irmã Maria, nascida na Itália, veio para o Brasil por uma missão, e encontrou seu lar aqui ao se doar para quem precisasse dela.

Suas manhãs começavam regadas de espiritualidade com suas orações. Seu dia continuava banhado pela devoção ao Senhor: Irmã Maria ministrava a formação humana-espiritual às formandas e depois esperava, atenta e com um carinho fraternal, para que alguma delas pedisse sua assistência. Sempre protegia as noviças e as empurrava em direção do aprimoramento, da melhora, como uma mãe.

Seu cuidado ia além da congregação. Cozinhar era sua linguagem do amor e demonstrava isso através do trabalho na Creche do Jacintinho. Alimentava os necessitados com mais do que só comida, mas com carinho e respeito.

Maria simplesmente era assim: uma mulher de fé inabalável, com uma vivência fundada em suas crenças, que amava estar mesmo depois de horas de trabalho focada em suas orações. Seu olhar transmitia gratidão e o sorriso largo nunca deixava o seu rosto. Ela habitualmente encontrava a felicidade em meio a simplicidade.

Um dia, se aproximou de uma mulher indecisa, dizendo: "Vejo algo diferente em você". A mulher seria a Irmã Cristiane, que havia rezado por um sinal perante qual caminho deveria seguir. Depois de 14 anos consagrando à Deus juntas, não tem dúvidas: Irmã Maria tinha sido a resposta de Deus.

Sonhava em voltar à Itália para rever a família de sangue e almejava presenciar duas jovens noviças se formando. Deixa marcas de bondade que nunca se apagaram e um exemplo para todos que querem fazer o bem.

Maria nasceu em Napoli (IT) e faleceu em Maceió (AL), aos 67 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela amiga de Maria, Irmã Cristiane. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Layla Alves, revisado por Magaly Alves da Silva Martins e moderado por Rayane Urani em 25 de julho de 2022.