1948 - 2020
Generosa e sábia, cantava para cuidar da casa, do almoço e do jantar que sustentava a caminhada dos filhos.
Acompanhada por uma avó, tias, tios e dois irmãos mais jovens, Maria aprendeu a ser uma mulher muito generosa com todos. Estava sempre disposta a ajudar.
Vinda do interior do Ceará após a perda de seus pais, apesar de todas as dificuldades que passou na vida, sempre se manteve feliz e acolhedora. Embora só tivesse estudado até o atual Ensino Fundamental I, emanava muita paz, natural de uma sabedoria profunda que somente a a escola da vida consegue ensinar.
Ao longo de sua história casou-se com Francisco e teve quatro filhos. O primeiro bebê foi uma menina que, infelizmente, faleceu. Mesmo assim, com toda dor, Maria dedicou sua vida à família e nunca deixou faltar nada que realmente precisassem em casa.
Gostava muito de cantar enquanto cuidava da casa. Dedicada, preparava o almoço e o jantar todos os dias e só teve sossego quando, depois de muito esforço e superação das dificuldades que a vida lhe apresentou, conseguiu realizar um grande sonho, ver os três filhos formados. Junto do marido querido e com o olhar materno de quem sempre pensa no futuro, priorizou os estudos dos filhos, para que pudessem atuar como os dois professores e uma enfermeira que são hoje.
É com muito carinho que o filho João Paulo diz para sua "Mãezinha Maria, que deixou dois netinhos, Gabriel e Isabella": "Tenho certeza de que estais ao lado de Deus! Obrigado por todos os ensinamentos. Fique certa de que seu legado de benfeitorias nos foi deixado. Saudades eternas..."
Maria nasceu em Missão Velha (CE) e faleceu em Fortaleza (CE), aos 72 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pelo filho de Maria, João Paulo Cruz Bezerra. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Maya Matta Lopes, revisado por Roxanna Ramaciotti Mires e moderado por Rayane Urani em 19 de setembro de 2021.