1944 - 2021
Aguardava ansiosa seu próprio aniversário, e para que os meses passassem mais ligeiros, tecia lindos tapetes.
Para a filha Vanilda, além da energia e da alegria de dona Maria da Conceição, as imagens que serão para sempre guardadas naquele lugarzinho mais que especial do coração são as de sua mãe sorrindo e dando sua bênção. E ela conta: "Minha mãe era uma mulher guerreira, vivia para a família."
Dona Maria era muito afetuosa e lúcida, recordava bem das datas dos aniversários e de cada evento e acontecimento do passado e do presente. Gostava de pintar e confeccionar tapetes de retalhos. Participava ativamente do grupo da Melhor Idade da cidade e ─ como devota que era ─ os eventos religiosos, a leitura da Bíblia, as rezas e os cânticos da igreja eram para ela uma dádiva.
Vanilda conta orgulhosa que o último dos incríveis tapetes que a mãe fez durante a pandemia foi dado a ela, que recebeu muito, mas muito mais que isso... Por toda a vida foram inúmeros os sábios conselhos maternos seguidos frequentemente de um "Jesus vai te ajudar, minha filha. Tudo vai dar certo."
Agora quer saber uma coisa que deixava essa septuagenária alegre e saltitante feito uma criança? Ahh... era quando comemorava seu próprio aniversário!
Maria da Conceição foi uma esposa, mãe e avó maravilhosa que ensinou aos seus a ter fé na vida, a amar e a ser grata a Deus. Nunca deixou de amar seu companheiro de vida, seu João Bernadino, e mesmo já tendo passado tantos anos de seu falecimento, constantemente falava com amor e carinho do marido.
Que as recordações dos momentos vividos e da energia de dona Maria da Conceição sejam uma força para que todos continuem a se sentirem abençoados por ela, sempre.
Três dos filhos de Maria da Conceição também partiram vítimas da Covid-19. Para conhecer a história deles procure no Memorial por José Geraldo de Souza, Evanir de Souza e Geralda Maria Aparecida Souza Santos.
Maria nasceu em São José do Goiabal (MG) e faleceu em Ponte Nova (MG), aos 76 anos, vítima do novo coronavírus.
Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha e pela neta de Maria, Vanilda da Conceição de Souza e Jéssica Aparecida de Souza Guimarães. Este texto foi apurado e escrito por Lígia Franzin, revisado por Ana Macarini e moderado por Ana Macarini em 3 de abril de 2022.