Sobre o Inumeráveis

Maria das Graças Pimentel

1951 - 2020

Tia Graça, um anjo que dava asas à imaginação de outros anjos, crianças portadoras de deficiência intelectual.

Uma professora exemplar, cheia de amor e muita dedicação, dava aula para alunos especiais que a chamavam carinhosamente de "Tia Graça". Cuidava com todo apreço e zelo das crianças que habitam em corpos de adultos!

Ela era daqueles seres especiais que vem para esse mundo com um coração que transborda amor e que dedica sua vida para cuidar do próximo. Com toda delicadeza ela escrevia as tarefas de casa nos caderninhos de cada aluno, colava adesivos, brincava com eles e quando era necessário ainda dava conselhos.

Festejar era com ela mesma, amava fazer festas e os seus alunos amavam ainda mais, eles esperavam ansiosamente por elas. Nenhuma data passava em branco, fazia questão de comemorar o aniversário de cada um de seus alunos e também todas as datas comemorativas. Na festa de São João, por exemplo, ela organizava uma quadrilha especial, que animava todos, tanto os alunos como os familiares. Ela fazia carinhosamente todas as lembrancinhas que eram entregues em cada festinha.

"Com muita simplicidade, ensinou não apenas às crianças especiais, como o meu irmão, mas também ensinou a todos os familiares e amigos sobre como lidar com os portadores de deficiência intelectual", conta, Mauro, irmão de um aluno e também amigo da Tia Graça, que acrescenta: "Uma vez, ela levou quatro de seus alunos para a universidade onde leciono, para assistirem a uma palestra em um evento científico. Foi um dia extremamente emocionante para mim e para todos que presenciaram aquele momento. Eles estavam empolgados com a novidade e nós também. Tia Graça fará uma falta imensa a todos nós. Sentiremos muita falta do cuidado e carinho que dedicava aos nossos irmãos e filhos especiais; seus ensinamentos nos acompanharão até o fim de nossas vidas."

Deixou um grande ensinamento: Temos que lidar com nossas almas.

Era um anjo no meio de tantos outros anjos e assim permanece, dessa vez no meio dos anjos do Céu.

Maria nasceu em Bom Conselho (PE) e faleceu em Recife (PE), aos 68 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo irmão de um aluno dela e amigo de Maria, Mauro de Melo Júnior. Este tributo foi apurado por Denise Pereira, editado por Bianca Ramos, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 9 de agosto de 2020.