Sobre o Inumeráveis

Maria de Fátima de Oliveira

1956 - 2020

Conhecida pela família como a Rainha dos Bolos, ela fazia os melhores!

Era conhecida como "Fatinha" ou "Tia Fá", apelidos carinhosos, que lhe foram dados por amigos e por sua família.

Foi sempre muito dedicada a todos e tinha como virtude e, reconhecida por isso: sua honestidade.

Ficava admirando, por horas, a lua e as estrelas — era um costume lindo e peculiar dela.

Para relaxar, adorava ouvir uma boa Música Popular Brasileira e cozinhar. Era reconhecida pelos sobrinhos por fazer os melhores bolos, a famosa "Rainha dos Bolos", sem esquecer também da deliciosa lasanha e de suas tortas.

Falando de amor, Maria de Fátima não se casou, mas tinha um coração enorme e bondoso, com isso, também não teve filhos de sangue, mas sim de coração; adotou sua querida sobrinha, que amava como filha.

Alegria foi seu sobrenome, mesmo sendo tímida. Fez papel de mãe e de professora para sua sobrinha e para a irmã mais nova; ambas foram alfabetizadas por ela. Tinha o maior orgulho de falar isso e dizia sempre: “As crianças que eu ensinei a ler e a escrever, todas fizeram faculdade.”

Sua irmã Ivonilde relembra um momento especial: “A minha formatura em 1990, pois fui a primeira da minha família a chegar à faculdade. Ela estava muito orgulhosa, porque sempre me incentivou a estudar. E, naquele momento, era a nossa ‘vitória’, pois saímos do Vale do Mucuri (MG), uma região muito carente, filhas de pais analfabetos. Quando tive meus filhos, ela sempre esteve ao meu lado. Era assim com a família, pois depois que nossa mãe morreu, ela assumiu a família toda."

Dona Maria, Fatinha ou simplesmente Tia Fá, será lembrada sempre por sua tamanha bondade e honestidade. Será sempre a "Mineira Guerreira".

Maria nasceu em Teófilo Otoni (MG) e faleceu em Cariacica (ES), aos 63 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela irmã de Maria, Ivonilde. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Priscilla Romana Fernandes, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 13 de junho de 2020.