Sobre o Inumeráveis

Maria de Lourdes dos Reis Gomes

1939 - 2020

A pessoa mais forte da família, exemplo de amor sem medida.

Dez filhos ela deu ao mundo. Foram muitos anos de luta ao lado do esposo, que se foi bem antes dela. Sob seus ombros ficaram dez seres completamente dependentes do seu amor e cuidado. E ela foi guerreira, nunca desistiu da luta.

Conta seu bisneto Cauã que “a matriarca da família, que gostava tanto de ir à feira no domingo para comprar requeijão, era conhecidíssima e queridíssima por todos”. Viveu para a família: seus queridos filhos, netos e bisnetos. “Ela nunca deixou ninguém desamparado.”

Maria de Lourdes era “nosso ponto de equilíbrio e de segurança”, diz Cauã. Ela era o porto seguro onde se ancoravam várias vidas e “a única luta da vida que ela perdeu foi para a Covid-19”.

Ela deixa um legado imenso de valores para seus descendentes, mas o principal deles ensinou na prática, com exemplos, doando-se sempre: foi o amor incondicional.

Cauã despede-se dizendo que a bisavó deixa um vazio imenso no seio da família e que será eterna nas lembranças que hoje acalentam os corações com quem dividiu sua vida.

“Ela nos ensinou a ser forte, mas não nos ensinou a viver sem ela. Amamos muito você e sentiremos muito a sua falta. Te amamos eternamente, mulher da nossa vida!”

Maria nasceu em Feira de Santana (BA) e faleceu em Feira de Santana (BA), aos 81 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo bisneto de Maria, Cauã César Henrique Gomes da Silva. Este tributo foi apurado por Thaíssa Parente, editado por Míriam Ramalho, revisado por Lígia Franzin e moderado por Phydia de Athayde em 9 de outubro de 2020.