1944 - 2020
Matriarca da família, acolheu a todos com a grande doçura e dedicação.
Maria de Lourdes era a filha mais velha de Frutuoso Ribeiro dos Santos e Josefa Malveira dos Santos e com muito orgulho, ajudou a criar seus 10 irmãos.
Em busca de seu sustento e melhores condições, começou a trabalhar cedo e junto das irmãs Eunice, Francisquinha e Ana construiu uma casa melhor para todos.
Aos 16 anos conheceu Raimundo e esse foi o amor mais lindo que já houve no mundo. Se casaram e tiveram quatro filhos: Ricardo César, Roberto Rêner, Reginaldo e Luciana.
Sua vida foi toda dedicada à família, aos filhos, irmãos, sobrinhos, netos, cunhados e cunhadas.
Grande evangelizadora, intercessora, conselheira e pregadora, sem nunca perder o humor, serviu durante 30 anos como ministra da eucaristia na Igreja de São Gerardo. Deus sempre foi o seu sustento diante dos obstáculos e perdas.
Em 2017, Ano Mariano decretado pelo Papa, se consagrou à Nossa Senhora e passou a viver em silêncio, suportando de forma simples e resiliente, as dores diárias da vida.
Deixou muitas saudades, mas também a certeza de que viveu o céu na Terra. Seus ensinamentos serão sempre lembrados por todos que a amam.
Maria nasceu em Fortaleza (CE) e faleceu em Fortaleza (CE), aos 75 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha de Maria. Este tributo foi apurado por Isabella Pugliese Vellani, editado por Flavia Campos , revisado por Rosana Forner e moderado por Rayane Urani em 1 de junho de 2020.