Sobre o Inumeráveis

Maria Dorotéa de Andrade Liess

1940 - 2020

Uma devota de Nossa Senhora que admirava belas porcelanas, e amava dançar.

Dona Dorotéa ou Dorô era a esposa de Arnaldo, mãe de Lucia Helena e Agnaldo, sogra de Antônio e Elaine e avó de cinco: Mayra, Matheus, Mirelle, Fernando Airam e Lucca. Além disso, pertencia a uma família numerosa, com muitos irmãos, irmã, sobrinhos e sobrinhas.

Era muito ativa, praticava o catolicismo de verdade, era temente à Nossa Senhora e participava da irmandade das Filhas de Maria.

Gostava de festas, de dançar, de rezar, de dar broncas e conselhos. Cuidou dos netos e de cada um com muito amor e muitos puxões de orelha quando era preciso. Era brava, parecia um trovão, mas assim que colocava o aborrecimento para fora, aliviava o coração e tudo ficava bem.

Habilidosa, cozinhava como ninguém!

Elaine, sua nora, fala sobre a intensidade com que ela viveu: “Gostava de viajar, de dançar, de renda, de maçã do amor, de porcelana bonita; e também de louvar e amar a Mãezinha do Céu. Foi intensa e era muita vida numa vida só. Ela nos causa saudade a todo momento e todos os dias temos algo a lembrar dela”.

Maria nasceu em Bueno Brandão (MG) e faleceu em Guarulhos (SP), aos 79 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela nora de Maria, Elaine Janaina Vicente Liess. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso e Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Ana Macarini em 3 de outubro de 2023.