Sobre o Inumeráveis

Maria Goretti Pereira

1954 - 2020

Gostava de passear, brincar, sorrir, estar com a família e de sentar na porta da casa dos pais para uma boa conversa.

Goretti, carinhosamente chamada de Gogo por seus amigos e irmãos, foi a segunda filha dos nove que tiveram o casal Augusto e Maria Luzia.

Desde a infância soube fazer muitos amigos, brincava com as coleguinhas da vizinhança e permanecia sempre unida a Fátima e Vera, com quem ia à escola todos os dias.

Aos domingos Goretti e os irmãos tinham que ir à missa e, em casa, comentar o evangelho do dia. À noite podiam assistir à sessão de cinema das 19 horas do Cine Nazareth.

Fez o seu curso primário no tradicional Colégio Valdivino Tito e o ginásio no Colégio Santo Antônio e, neles, Goretti mais gostava das conversas com os amigos no recreio do que das difíceis aulas de Matemática, como ela mesma dizia.

Formou-se como professora na Escola Normal Santa Teresa de Jesus, onde ampliou o seu leque de amizades e, muito ativa, chegou a fazer parte da Comissão de Formatura de sua turma. Com o seu dinamismo, adorava organizar eventos para a formatura, como festas e viagens para contratar bandas para os bailes. Isso tudo fazia com que a casa de seus pais fosse bastante frequentada por jovens e a maioria deles era composta pelos amigos de Goretti.

Já formada decidiu trabalhar na área administrativa, como secretária, no Colégio Estadual de Campo Maior, onde os alunos a amavam por seu jeito amigo e divertido.

Estabilizada profissionalmente aos 26 anos, deixou o emprego e rumou para a cidade maravilhosa. Logo foi morar perto do mar, no bairro de Copacabana e isso era tudo o que ela queria. Adotou o Rio de Janeiro e lá viveu, lutou, sofreu, trabalhou, batalhou e foi bastante feliz até encontrar o seu lugar ao sol. Certa vez seu pai Augusto, querendo conferir como realmente estava vivendo sua filha, foi visitá-la e retornou feliz por vê-la bem e realizada.

Lá também conquistou amigos e era amada por todos, mas durante todo o seu tempo vivendo no Rio, nunca se esqueceu de suas raízes e o irmão Augusto relembra a alegria que representava as visitas de Goretti: “Ela amava esportes e era uma torcedora apaixonada pelo seu time de futebol, o Vasco. Quando ela estava por aqui a passeio, a casa ficava sempre cheia, todos os seus irmãos e sobrinhos queriam estar por perto dela.”.

Goretti foi casada com Valdeci e com ele teve o filho Victor Hugo, sua maior preciosidade. Ela o amava muito e fazia de tudo por ele. Conseguiu educá-lo bem e encaminhá-lo desde cedo para os estudos, tornando o seu orgulho como um jovem bem formado e atuante no mercado de trabalho.

Goretti teve uma história de lutas, honestidade, retidão, risos e alegrias, de dificuldades, êxitos, de muitas amizades, muitas aventuras e conhecimentos. Foi uma excelente filha, uma mãe muito dedicada e responsável, uma irmã conciliadora, justa, fiel, amada por todos.

Maria nasceu em Campo Maior ( PI ) e faleceu no Rio de Janeiro RJ , aos 66 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo irmão de Maria, Augusto Pereira Filho. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 10 de novembro de 2022.