Sobre o Inumeráveis

Maria Jose Leal da Cruz

1931 - 2020

Mãe protetora e leal, que fez jus ao nome e ao sobrenome.

Uma verdadeira rainha. Dona da casa, esposa, mãe protetora de todos a sua volta — que fazia jus ao nome Maria. Tinha um coração do tamanho do mundo e gostava demais de ver sua casa cheia, todo domingo, para os almoços diferentes que preparava com carinho para seus filhos, netos e "agregados", que era como ela própria se referia às noras, aos genros e a quem mais aparecesse por lá.

Tinha uma vaidade sem igual, acordava sempre arrumada, cheirosa e não dispensava o seu batom vermelho. "Estava sempre pronta para qualquer coisa", conta orgulhoso o filho Valdemir.

Tinha um gênio forte e dizia o que pensava. O que ela queria, tinha que virar lei e, para isso, convencia todos com seu jeitinho... fazia birra e até brigava com seu marido, mas conseguia sempre convencê-lo... era danada essa dona Maria! Leal não só no sobrenome, sempre foi leal à sua família. Era também muito ciumenta... ninguém podia falar dos seus filhos.

"Dizia não preferir nenhum filho e que amava todos igualmente; mas nós sabíamos que não era bem assim. O seu xodó era, na verdade, Valdivio, o mais novo dos sete filhos", diz Valdemir, que complementa: "estava sempre protegendo, ajudando por trás, fazendo suas comidas preferidas, mas não falava para ninguém, para não causar ciúme aos demais".

O sonho de dona Maria era que todos os filhos ficassem juntos, ajudando uns aos outros, como ela ensinou e praticou durante toda a sua vida. Mas quis o destino que D. Maria e Valdivio, seu filho mais novo, partissem juntos deste mundo. "Estão juntos nos braços do Senhor", conclui Valdemir.

A história do filho de Maria, que teve como maior missão o cuidado com seus pais, também está guardada neste memorial e você pode conhecê-la ao procurar por Valdivio Leal da Cruz.

Maria nasceu em Santo Amaro (BA) e faleceu em Feira de Santana (BA), aos 88 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado de Maria, Valdemir Leal da Cruz. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Lígia Franzin, revisado por Lícia Zanol e moderado por Lígia Franzin em 12 de outubro de 2020.