Sobre o Inumeráveis

Maria Luciana do Nascimento Silva

1978 - 2020

Seu sonho era ser mãe, e ela foi uma mãe fora do comum.

Inteligente, batalhadora e amiga fiel em todas as horas, assim é lembrada por suas amigas mais próximas. Autêntica e espontânea, era alguém que as alegrava no momento em que mais precisavam. Um ser humano de características raras.

A psicóloga tinha um superpoder. “Tinha uma atenção, uma capacidade de entender o outro, que era algo de outro mundo. Em dois minutos de conversa, captava quem era você e qual era sua dor”, conta Neilma Paz, colega de faculdade e amiga inseparável.

Com pouco esforço, Luciana se enturmava num ambiente novo e logo alertava quem eram e o que queriam as pessoas ali. “Na profissão, ajudava muitos! Dedicava-se muito ao seu trabalho com crianças, dava palestras. Salvou-me de grandes apuros. Estava sempre lá para mim”, lembra a amiga.

Era aquela que soltava um sonoro “Vamos rir?”, no meio de uma aula. Irreverente e extrovertida, sua animação contagiava, e logo sonoras risadas tomavam conta de toda a turma. Com uma percepção aguçada, era sempre a primeira da classe, na faculdade e na pós-graduação.

Seu maior sonho era ser mãe, e ela foi uma mãe fora do comum. Dizia que Laurinha havia salvado sua vida, que não foi mais a mesma depois da filha. De fato, com os cuidados pedidos pela criança prematura, esse “salvar vidas” foi uma via de mão dupla. Dedicou-se inteira à criança, em tudo o que foi preciso para ela crescer bem e saudável. Mesmo com todas as dificuldades, ainda queria ter mais filhos.

Briguenta, moleca e de um coração gigante. Ficará sempre lembrada pelo bom humor. Nunca foi de se lamentar. Foi sonhadora, presente e extremamente prestativa. A pergunta que fica é “o que vamos fazer sem ela?”, finalizam as amigas Irinha Costa e Neilma Paz.

Maria nasceu em Maceió (AL) e faleceu em Maceió (AL), aos 42 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelas amigas de Maria, Neilma Paz e Irinha Costa. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Lucas Carvalho, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 13 de junho de 2020.