1939 - 2020
Será sempre lembrada pelo amor que dedicava a cada um que teve a oportunidade de conviver com ela.
Digna de todas as homenagens, Neci foi mãe exemplar, esposa fiel, avó dedicada, exemplo de simplicidade e compromisso com o que se disponha a fazer. Viúva do Sr. Raimundo Nonato Granjeiro, o casal teve João André, Paulo Henrique e Thelmo. Os filhos, por sua vez, deram a eles três netinhas que eram seu orgulho.
Ela trabalhou muito tempo no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iracema e atuou como diretora, coordenadora e professora em algumas escolas do mesmo município. Trabalhou também com gestora em uma escola de Fortaleza. A trajetória de Neci na Educação de Iracema foi de suma importância para o crescimento de muitos que tiveram a oportunidade de conviver com ela.
Foi uma grande líder na comunidade onde morava. Hoje todos choram e lamentam a perda repentina. Sua maior qualidade era a sinceridade. Não tinha falsidade com ninguém e era bastante carismática.
"Falar dessa mulher é falar de generosidade, bondade, disponibilidade, respeito e, acima de tudo, de uma mulher de fé e oração. Falar dela é falar de saudade, aprendizado e companheirismo. Enfim, falar dessa mulher é falar de amor fraterno", resume a afilhada Francisca.
Maria nasceu em Iracema (CE) e faleceu em Iracema (CE), aos 80 anos, vítima do novo coronavírus.
Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela afilhada de Maria, Francisca Auxiliadora Oliveira dos Santos. Este texto foi apurado e escrito por Lígia Franzin, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 6 de janeiro de 2021.