Sobre o Inumeráveis

Maria Senhora Jesus de Melo

1957 - 2020

Misturava as culinárias mineira e capixaba, colocando nas receitas a doçura que havia em sua alma.

Maria Senhora de Jesus parecia viver para fazer jus ao seu nome. Uma verdadeira devota de Nossa Senhora que, em todos os anos, no dia 12 de Outubro, rezava o terço para a Padroeira do Brasil, confeitava um bolo de mais ou menos 20kg e compartilhava com todos, fazendo farra com as crianças como se fosse uma delas.

Mulher simples e de coração imenso que sempre pensava no próximo, e, em muitas vezes deixou de comer para dar comida às outras pessoas. Amava cozinhar e todos eram apaixonados pelo seu tempero, resultado de uma mistura da culinária mineira com a capixaba que se revelava de maneira toda especial quando preparava uma deliciosa moqueca.

Além disso, apreciava escutar Alemão do Forró e chegou até a comprar um som para ouvi-lo diariamente. Assim como, também não deixava de assistir pontualmente as novelas das 19 horas como se estivesse “batendo o ponto” para um trabalho. Era apaixonada pelos momentos vividos entre amigos e familiares que se reuniam todos os dias em sua casa. O filho Alexandre se recorda muito dessas ocasiões e dos grandes conselhos de vida: “Minha mãe é minha maior inspiração. Ela nos ensinou a viver com intensidade! Nunca nos disse a frase: 'Quando eu morrer', mas sim, 'Aproveite, mas aproveite muito, pois a vida é curta, e só vivemos uma única vez!'”.

Após a partida de Maria Senhora, a família segue em frente sentindo sua falta, honrando sua memória e seus conselhos, e sentindo muita saudade de sua comida, dos seus pães e mais ainda da doçura - que estava não só nos seus doces, mas principalmente, em sua pessoa. E claro, sem deixar de recordar os ensinamentos ditos: "Faça o que você mais ama, se ninguém lhe apoiar, lembre-se da mamãe, ela estará sempre com você!".

Maria nasceu em Carruchagas (MG) e faleceu em Pinheiros (ES), aos 63 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo filho de Maria, Alexandre de Souza Pêgo. Este tributo foi apurado por Malu Marinho, editado por Vera Dias, revisado por Luana da Silva e moderado por Ana Macarini em 14 de fevereiro de 2022.