1951 - 2020
Ensinou a todos, por meio do exemplo, que o amor é sentimento que se multiplica e inclui as pessoas e os animais.
Fruto da união de amor entre Valdomiro e Gezil, ela foi a primogênita; foi também a irmã muito amada de Maria Valzenildes. Quando adulta, casou-se com Wilte Guimarães e com ele teve duas filhas a quem amou de todo seu coração: Valdenilte e Vanilse. O casal, em cujo peito brilhava uma alma de luz, ainda adotou mais dois filhos: Alison e Andreice.
Maria Valdineia era um transbordar de afeto, pela vida, pelas pessoas e pelos animais. Tratava como filhos, seus bichinhos: gatinhos e cãezinhos que recebiam todo carinho, cuidados e atenção.
Exerceu a cidadania por meio de sua profissão, demonstrando ser um ser humano completamente alinhado com as leis divinas. Praticou a humanidade sendo a melhor filha, esposa, mãe, tia, avó e amiga. Mulher imbuída de fé inabalável, era temente a Deus. Sua partida deixa eternas lembranças boas e muita, muita saudade.
Maria nasceu em Maués (AM) e faleceu em Maués (AM), aos 68 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela sobrinha de Maria, Valdenilze Maria dos Santos Batista. Este tributo foi apurado por , editado por Ana Macarini, revisado por Ana Macarini e moderado por Ana Macarini em 29 de março de 2022.