1984 - 2020
Distribuía abraços de urso para acalmar a dor, era a sua especialidade extracurricular como médica.
Mariele era chamada carinhosamente de Mari. Casada com Emerson, enquanto alimentava o sonho de ser mãe gostava de ficar em família, reunir-se com os amigos, cuidar dos seus gatinhos e cachorros - seus grandes amores -, viajar e sobretudo cuidar de seus pacientes.
Apaixonada e intensa, fazia questão de comemorar as coisas boas da vida e tudo para ela virava festa. Detestava ficar sozinha e queria sempre ter todos por perto. Para conseguir realizar essa façanha valia-se da habilidade de agregar as pessoas e contagiá-las com sua alegria e suas risadas.
Dedicada ao extremo à sua vocação, segundo seus colegas de trabalho, chegava muitas vezes a pagar exames e medicamentos para seus pacientes, mesmo quando não estava com os salários em dia.
Edson, um desses amigos, relembra os cafés que dividia com ela entre a rotina corrida de emergência e ambulatório: "Aquele café era a alegria, o momento dela”.
Para Maria, sua melhor amiga e colega de profissão, “nunca tinha tempo ruim para ela. Estava sempre feliz e dando risada. Uma pessoa iluminada e intensa, ótima amiga, ótima filha, ótima mulher, ótima médica!”
Maria conta também que Mari sabia conciliar o trabalho intenso com o lazer: “Todas as quartas-feiras jantava com as amigas e, quando chegava a hora de ir embora, sempre falava: 'Ainda é cedo. Vamos cantar e dançar um pouquinho mais!'.”
Mariele deixou marcas impossíveis de serem apagadas da memória de que com ela conviveu: ficarão para sempre sua felicidade intensa, seu amor puro, seu coração enorme, seus abraços distribuídos para acalmar até quem não conhecia, seu cuidado ao próximo e, acima de tudo, sua capacidade de dar amor incondicional.
Mariele nasceu em São Borja (RS) e faleceu em Passo Fundo (RS), aos 36 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pelos amigos e colegas de profissão de Mariele, Maria Salmon e Édson Meireles. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por Fernanda Ravagnani e moderado por Rayane Urani em 21 de agosto de 2021.