1942 - 2021
Inconformada com a desigualdade, transformou vidas por meio da multiplicação do conhecimento.
Essa história celebra a vida de uma mulher que sempre enxergou no ato de educar o caminho para a mudança. Maristela era professora e devotou grande parte da sua vida profissional à formação de pedagogos e professores. Sua filha Daniela diz que a mãe “dedicou-se de forma especial à formação continuada de alfabetizadores de jovens e adultos no sertão baiano". Maristela acreditava na educação que transforma pessoas e que é capaz de tornar o mundo mais igualitário.
A dedicação e amor que dispensou ao seu trabalho mudou a vida de pessoas e de lugares por onde passou. Sua família se orgulha do papel social que Maristela exerceu como professora, política e gestora na área da educação.
Sempre esteve presente na vida de sua família e é lembrada como uma esposa, mãe, avó, sogra e irmã carinhosa e dedicada. Nos últimos anos, esteve debruçada sobre os cuidados da saúde de seu marido, seu companheiro de vida. Tinha nos seus entes queridos o seu alicerce, apesar de ser lembrada como a âncora da família.
Ela se multiplicava para dar o máximo de si na vida profissional e na pessoal. Perseguiu seus sonhos e conseguiu ser uma agente transformadora ao longo de sua trajetória. Deixou amigos por onde passou. Às suas filhas, “ensinou a importância da autonomia e da independência (...), deixa o exemplo de mulher forte”, diz Daniela.
Maristela foi o porto seguro dos seus familiares. Daniela afirma que sua mãe “deixa para todos ensinamentos e lembranças de uma vida de conquistas, realizações e felicidade!”
História de casal. Para conhecer a homenagem escrita ao esposo, procure por Nereu Luiz Knauth.
Maristela nasceu em Passo Fundo (RS) e faleceu em Porto Alegre (RS), aos 78 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha de Maristela, Daniela Riva Knauth. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Bárbara Tenório, revisado por Paula Ledo dos Santos e moderado por Rayane Urani em 22 de maio de 2021.