Sobre o Inumeráveis

Moisés Pereira Leal

1963 - 2021

Construtor de casas, ergueu uma fortaleza de amor em torno da família.

Nascido no Paraná, Moisés mudou-se para Campinas ainda adolescente. Foi lá que conheceu Walkiria, a capixaba que também se mudou com a família para a cidade do interior paulista na adolescência. Foram apresentados por um amigo em comum. Walkiria seria a companheira da vida inteira de Moisés.

Juntos, compartilharam dois anos de namoro, que conduziram a outros 35 de casamento. Da união nasceram Thaís e Suellen. “Ele costumava dizer que sua maior alegria eram as suas mulheres”, conta Walkiria.

Ao lado da esposa, Moisés superou dificuldades. Aos 33 anos, em decorrência de uma doença renal, foi perdendo as funções dos rins. Passou por dois transplantes e, sem perder a alegria de viver, a força para trabalhar e a fé, encarou com coragem o período de hemodiálise, não deixando de trabalhar nem nesse tempo. “Sua jornada foi de luta pela vida”, destaca Walkiria.

Autônomo, dedicou-se à construção civil. Ele tinha uma equipe própria, construía casas de alto padrão, amava seu ofício... Construía como se fosse pra ele. “Apresentava sua obra concluída com orgulho e satisfação”, conta Walkiria.

Se construir moradas era parte do sonho da sua vida, no interior da casa vivia a melhor experiência. “Amava receber a família e cozinhar no seu fogão à lenha pra todos que saboreavam com prazer sua comidinha caipira”, recorda a esposa, dizendo que o feijão do Moisés era “de comer puro”, e uma marca registrada; o macarrão deixou saudades nos comensais. Quando ele fazia, não sobrava nada, por mais que fizesse...

Moisés tinha também um amor grande por dirigir e viajar. Ao longo da vida, a família passeou muito, e a generosidade dele abria as portas do carro também para sobrinhos viverem as aventuras com a família.

Moisés foi uma referência para a esposa, as filhas e os netos, Gustavo, Isabela e Matheus; e eles, o seu bem maior. “Sempre foi muito amoroso com todos nós”, ressalta Walkiria. Uma referência para todos com quem conviveu e trabalhou. Ele foi uma unanimidade. E será lembrado sempre como um guerreiro, um homem forte e muito amoroso.

Moisés nasceu em Nova Santa Bárbara (PR) e faleceu em Paulínea (SP), aos 57 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela esposa de Moisés, Walkiria Laranja Leal. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Patrícia Coelho, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Ana Macarini em 21 de julho de 2022.