Sobre o Inumeráveis

Neide Aparecida de Souza

1966 - 2021

Os presentes ofertados por Neide tinham valor especial: ela mesma os preparava.

"Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade (...)"
Carlos Drummond de Andrade

As mães não deveriam morrer jamais, bem poetizou Drummond. É o que desejamos todos nós, seres gerados por mulheres inesquecíveis como a catarinense Neide Aparecida. "A mãe é leveza, é o nascer do sol, é o canto dos pássaros, é a rosa florescida no jardim. Minha mãe era tudo de mais incrível que existiu. Minha mãe era meu amor!", exalta Laura Caroline, com saudade gigante de sua melhor amiga.

Natural do próspero Oeste do estado de Santa Catarina, a campos-novense Neide Aparecida foi uma professora dedicada. "Ela pensava em cada detalhe e tratava seus "aluninhos" como se fossem seus filhos. Era uma pessoa muito inteligente, com uma oratória impecável. Escrevia como verdadeira escritora, se expressava de maneira única, amável, esbanjando conhecimento, mas de uma forma que todos a compreendessem", conta Laura.

Empatia, comprometimento, generosidade faziam parte do dia a dia de Neide Aparecida, que também se desdobrava para estar sempre presente na vida da própria mãe, enquanto esta esteva viva ― "amava minha avó e tinha uma linda relação de companheirismo com ela". Criou Laura Caroline seguindo a mesma cartilha: durante 28 anos foram parceiras inseparáveis. "Por isso, nosso laço será eterno", afirma a saudosa jovem.

Neide Aparecida também curtia muito os sobrinhos. Segundo Laura, ela gostava de preparar "agradinhos" para as crianças e lhe explicava: "filha, assim que temos que ser. Pode ser algo bem simples, mas são esses gestos que fazem a diferença na vida das pessoas e com esse carinho seremos lembrados".

Sábia Neide Aparecida! Deixou um exemplo de vida para Laura Caroline, seus alunos e parentes. "Ela lutou, batalhou e venceu. Me deu a melhor criação. Ela foi sempre corretíssima durante seu tempo ao nosso lado. Sei que sou privilegiada por ter convivido, aprendido, amado e ter sido amada por essa mulher tão maravilhosa, que sempre se empenhou pela minha felicidade", reconhece.

A professora de sorriso lindo e voz doce gostava de abraçar. O abraço era a forma que ela escolhia para assegurar que a filha e os amigos se sentissem protegidos "de tudo e de todos". "Ela permitiu que eu hoje esteja aqui, contando um pouco da história dela, rodeada por pessoas do bem. Sou fruto de todo ensinamento que ela me transmitiu. Sigo, às vezes aos trancos e barrancos, e peço desculpas, mãe, mas você entende o tamanho da minha saudade. Não existe ninguém nesse mundo que me compreenda tanto quanto você! Um dia, nos reencontraremos e eu vou poder abraçá-la e beijá-la de novo. Obrigada, mãe, você é sensacional!"

Neide nasceu em Campos Novos (SC) e faleceu em Chapecó (SC), aos 55 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Neide, Laura Caroline Salmoria. Este tributo foi apurado por Ana Macarini, editado por Luciana Assunção, revisado por Elias Lascoski e moderado por Rayane Urani em 24 de novembro de 2021.