Sobre o Inumeráveis

Nilce Farias Xavier

1949 - 2020

Carisma e energia é algo que nunca faltou nesta grande mulher guerreira.

Nilce Farias Xavier, mais conhecida como Maria Nilce, deixava claro que era uma mulher única entre muitas das mulheres guerreiras que existem no mundo.

Nascida em Boa Viagem no Ceará, ela encontrou o amor de sua vida, o senhor Antonio, que estava na cidade a trabalho. Logo decidiram se casar e se mudaram para Itaitinga no Ceará e lá tiveram dois filhos.

Maria Nilce trabalhava na pedreira da cidade para ajudar o marido. Mas viu a necessidade de começar a vender roupas para comprar um terreno. Foi nesse momento que surgiu uma das grandes paixões de sua vida e o forte dom para o comércio e as vendas.

Viajava até a capital, Fortaleza, para comprar as roupas e revender. E com seu carisma único fez muitos amigos por lá. Por se comunicar com muitas pessoas da cidade, ela ficou conhecida como aquela senhora de cabecinha branca e canelas finas.

Além das roupas, começou a vender bebidas e salgados nos campos de futebol da pequena cidade do interior e descobriu mais um grande amor: o futebol. Por ter este amor, ela fazia sua família ir acompanhar os jogos com ela. Todos se recordam dela e de seus quitutes maravilhosos com saudade.

Maria Nilce amava viajar com sua família, reunir-se ao redor da mesa com todos e colocar seu amor na comida que fazia. Os domingos eram regados de muita comida, bebida, união e amor. Ela tinha uma energia inesgotável que todos comentavam: "Como desligamos a pilha dessa senhora?!".

"Muito difícil esquecer aquele sorriso persistente, sempre presente naquele rosto sereno. Um sorriso que te fazia sorrir junto, que confortava o coração" diz Caroline Sanches Machado, sua sobrinha.

Deixa muita saudade, mas, com certeza, está alegrando os anjos no céu com aquela alegria inextinguível.

Sobrinha, netos e filhos declaram a ela: "Te amamos vó, mãe, tia, amiga, nossa rainha!"

Nilce nasceu em Boa Viagem (CE) e faleceu em Itaitinga (CE), aos 71 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela sobrinha de Nilce, Caroline Sanches Machado. Este tributo foi apurado por Thaíssa Parente, editado por , revisado por Sandra Maia e moderado por Rayane Urani em 18 de novembro de 2020.