Sobre o Inumeráveis

Nilza Quedas da Silva

1952 - 2021

Cozinheira por paixão e profissão, dizia que comida era vida.

Contrapondo sua pequena estatura que coube muito amor, Nilza cresceu em uma família enorme e rodeada de irmãos. Tinha orgulho de ser descendente Portuguesa e desde pequena aprendeu a cozinhar, se apaixonou pelo dom que virou sua profissão.

Aos sábados, Dona Nilza gostava de passear no Bairro do Brás, na capital de São Paulo, outro de seus hobbies era fotografar a cidade onde morava, Guarulhos(SP), e imprimir essas imagens para guardar.

Sempre foi guerreira e trabalhou para manter sua família. “Quando perdeu o emprego, fazia pastéis para vender com o irmão caçula, o qual ela amava muito e os dois venderam pastéis durante um tempo”, conta a filha Katia.

Enxergava na comida uma forma de demonstrar o seu afeto e acolher as pessoas em momentos difíceis. “Adorava fazer chá. Quando percebia que alguém estava triste, logo vinha com cafunés e cafezinho com pão”, relembra.

O seu amor não se limitava a cuidar da própria família. Ela conseguia conciliar o trabalho doméstico com o de fora de casa ajudando ao próximo, fazendo marmitas para distribuir para a população de rua.

Nilza era rodeada por uma família grande. Com seu esposo, faria 50 anos de casados em 2022. Teve três filhos e vários netos, todos muito amados e que eram incentivados a estudar pela matriarca.

Ajudou a filha Katia a cuidar dos filhos e era apaixonada por cada um deles. Uma das suas maiores alegrias foi na formatura das netas, quando viu as meninas se formando, sua emoção não cabia no peito.

“Minha mãe era a pessoa mais importante desse mundo, me ensinou a nunca desistir e sempre a confiar em Deus. Quero agradecer por sempre ter tido orgulho de mim e dos meus filhos, que ela saiba que cuidarei do pai como ela sempre cuidou”, diz Katia.

Dona Nilza deixa saudades e lembranças tão doces como foi a sua passagem marcante na vida de cada um daqueles que a amam.

Nilza nasceu em Guarulhos (SP) e faleceu em Guarulhos (SP), aos 68 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Nilza, Katia Denis Da Silva Kleparde. Este tributo foi apurado por Aline Mariane Fernandes, editado por Aline Mariane Fernandes, revisado por Magaly Alves da Silva Martins e moderado por Rayane Urani em 15 de dezembro de 2021.