Sobre o Inumeráveis

Nivaldo Joviniano Cunha

1929 - 2020

Uma família constituída de cem pessoas que virou time de futebol, cujo fundador atendia pelo apelido de Niquinho.

"Faça o bem, sem olhar a quem!" esse foi o grande lema do Senhor Nivaldo em vida, e sua família foi o seu maior legado. Família construída com sua querida esposa, Maria Pires, e composta por oito filhos, seis noras, dois genros, trinta netos, 28 bisnetos e 24 agregados, totalizando cem pessoas.

Cuidar de uma família desse tamanho não foi tarefa fácil; no entanto Senhor Nivaldo não viu nessa incumbência nenhuma dificuldade, viu uma missão de vida à qual foi leal, e entregou-se de todo coração.

Eis que surgiu então o seu grande triunfo: a criação de um time de futebol, o Barcelona Esport Clube. Através desse time, a família Pires Cunha, recebeu um novo nome: Família Barcelona. Ir aos jogos do Barcelona era a grande diversão do Senhor Nivaldo, e continuará sendo a de sua prole. Uma paixão deixada como herança. Mais do que uma atividade esportiva, os jogos eram momentos de fortalecer as relações afetivas.

Valorizar suas raízes e suas origens, também foi hábito deixado como marca registrada pelo Senhor Nivaldo, carinhosamente chamado de Niquinho. Todo ano, no mês de setembro, a família toda tinha a deliciosa missão de ir, ou melhor, de voltar a Padre Linhares, sua terra natal, participar dos festejos da padroeira e conhecer ou rever os membros da família Cunha. Esses eram os melhores passeios que a família fazia toda reunida. Era um fim de semana que alimentava as rodas de conversas o ano todo, conversas sempre recheadas de risos, saudades e expectativas para o ano seguinte.

Por fim, falar do Senhor Nivaldo, é falar de família, de amor, de exemplo. Exemplo de filho, de homem, de esposo, de pai, de avô e de amigo. É acreditar na dignidade através do trabalho; na família através do amor e em milagres através da fé, através de Deus e de Santa Luzia, de quem era devoto.

"Niquinho, a nós, sua família, só nos cabe duas coisas: agradecê-lo, por nos ter dedicado todos os seus dias e agradecer a Deus por nos ter
presenteado com a sua vida por noventa anos. Saudades."

Nivaldo nasceu em Massapê (CE) e faleceu em Fortaleza (CE), aos 90 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Nivaldo, Ana Débora Cunha de Souza. Este tributo foi apurado por -, editado por Ana Macarini, revisado por Ana Macarini e moderado por Rayane Urani em 3 de fevereiro de 2021.