Sobre o Inumeráveis

Nivia Maria Andres

1957 - 2021

Gostava de entreter os sobrinhos com os causos que inventava, criativos e com personagens inesquecíveis.

Ela era linda! Tinha uma luz interior que irradiava por onde passava e sua beleza, para além do físico, se mostrava nas pequenas coisas que a tornavam única: na gentileza com que tratava a todos, na delicadeza dos gestos, no riso fácil e espontâneo e principalmente, na sua generosidade — pois ela não economizava em doar de si tudo o que tinha de melhor. Assim era a Nivia, conta a irmã Nina.

Nivia era apaixonada pela escrita e amava contar histórias. Talvez por isso tenha escolhido jornalismo como profissão, pois assim, de alguma forma, podia transitar pelas duas paixões.

Ao contar causos pros sobrinhos era criativa, observadora e buscava incluir nas narrativas, situações que faziam parte do dia a dia deles, de forma que as crianças se reconheciam nessas histórias, tão especiais, cheias de detalhes e de personagens inesquecíveis. Entre eles, o cachorro orelhudo, tão presente na memória da sobrinha Marcela, e também a pata Chiquita e o coelho Joca, como recordam os sobrinhos Isabela e Gustavo.

Nivia era aquela pessoa que se importava com todos com quem se relacionava. Era carinhosa e gostava de cuidar das sobrinhas e sobrinho, dos quatro irmãos e do marido Vulmar: o companheiro que tem tanto a dizer da Nivia, mas que não sabe se as palavras serão suficientes para traduzir tudo o que sente e o que significaram todos os anos de relacionamento pessoal, profissional e de convivência com a esposa.

"Da Nivia só ficaram boas lembranças, recordações, exemplos, ensinamentos, gestos de carinho, solidariedade, compreensão e muito amor, que deram sentido à minha vida, e que me acompanharão pelo resto da minha existência.”

Nivia nasceu em Santiago (RS) e faleceu em Santa Maria (RS), aos 64 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela irmã de Nivia, Nina Rosa Andres. Este tributo foi apurado por Samara Lopes, editado por Rosa Osana, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 31 de agosto de 2021.