Sobre o Inumeráveis

Noeli Oss Damásio

1966 - 2020

Uma vida dedicada à família.

Chamada de dona Leile por todos que a conheciam, Noeli foi uma mulher aguerrida e batalhadora durante toda a vida. Descrita pela filha Vanessa como uma pessoa simples e sem vaidades, sempre trabalhou muito para garantir o sustento da família.

Casada com Adair, teve quatro filhas e um filho, que lhe deram 12 netos. Sua maior alegria era ter todos por perto. Gostava de um bom chimarrão e, quando era dia de churrasco, não abria mão de comandar a churrasqueira.

Apesar de todas as dificuldades, fazia tudo que estava ao seu alcance para atender os filhos. "Se necessário fosse, vendia os móveis para não deixar faltar comida na mesa", comenta a filha ao recordar dos tempos de infância.

Muito ativa, dizia que se algo de ruim lhe acontecesse e tirasse sua autonomia, preferia que Deus a levasse. Trabalhava na varrição das ruas e praças da cidade de São Leopoldo (RS), local onde nasceu e viveu.

No dia em que foi hospitalizada, mesmo não se sentindo bem, estava pronta para mais um dia de labuta. Naquele dia, Noeli não chegou no trabalho, nem voltou pra casa. Depois de cinquenta dias em coma, inexplicavelmente acordou no hospital a tempo de uma última despedida.

Noeli nasceu em São Leopoldo (RS) e faleceu em São Leopoldo (RS), aos 54 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de Noeli, Vanessa Damásio. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Gregori de Moraes Soranso, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 26 de novembro de 2020.