1968 - 2021
Oscar foi como uma bússola, traçou para sua família um futuro de honra e amor.
Tornou-se eterno no coração de todos que conviveram com ele.
Oscar foi tão especial, que deixou inúmeros exemplos e inspiração em quem conviveu com ele. Não tinha dinheiro, sucesso ou coisas que muitas pessoas procuram, achando que a felicidade está ali. Ele possuía algo mais. Como um jardineiro, semeava e cultivava sonhos.
Perdeu seus pais quando ainda era muito jovem. Passou a morar com os tios, mas eram tantos primos para dividir a atenção, que decidiu se mudar para a capital paulista aos 16 anos, onde conheceu o amor da sua vida e formou família. Tratava a esposa como uma rainha. Fazia questão de deixar coisas boas nos corações de seus filhos. Oscar sempre dizia: "gosto de ajudar". E isso se demonstrava naturalmente.
Possuía vontade de viver e uma fome de conhecimento jamais saciada. Sua saga, até encontrar o que tanto buscava profissionalmente, foi longa. Mas não deixou se abater pelas dificuldades. Cada empecilho servia para que seu caráter, tão íntegro, fosse lapidado da melhor forma.
Trabalhou como chapeiro, cobrador, motorista de ônibus, servente de pedreiro, profissional de serviço social e diretor de serviço funerário. Procurou identificação ao afiliar-se a partidos políticos, mas faltava algo. Foi então que resolveu fazer o Exame Nacional do Ensino Médio pela primeira vez e passou em Comunicação Social, mas ainda não era o que procurava. Mais uma vez fez o ENEM e cursou Educação Física. Ia muito bem em tudo o que fazia e queria encontrar a melhor maneira para pôr em prática sua vontade de ajudar. Foi então que ingressou em outra faculdade, após conseguir uma bolsa de 100% em Direito. Ali, Oscar encontrou o propósito de sua vida.
Já advogado, cheio desse conhecimento e da experiência em tudo que passara até ali, atendia, em seu escritório, aos mais necessitados. Muitas vezes fazia o preço mais baixo possível, pois, para ele, o importante era ajudar.
Oscar fazia questão de incentivar a todos que viviam com ele, cada um procurando o que lhe fizesse feliz. Assim viu seus filhos se formarem: um em Direito, uma Biomedicina e outro em Gestão Jurídica. A esposa, com seu apoio, tornou-se Técnica de Enfermagem.
Entre tantas histórias que demonstravam o seu lado humano, a filha, carinhosamente apelidada por ele de "Gorda", lembra-se com emoção que, mesmo internado no hospital, o pai lhe ditava as instruções para as causas que ainda estavam abertas, para que os clientes recebessem o que ele havia acordado. Cumprir o que prometeu era questão de honra e compromisso com o outro.
Tal como o navio que transporta tantas pessoas, buscou deixar todos ancorados e a salvo de tempestades. Oscar encontrou o sucesso na vida - aquele de tornar-se eterno no coração de todos!
Oscar nasceu em Deodápolis (MS) e faleceu em Guarulhos (SP), aos 53 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha de Oscar, Gabrielle Paixao Alencar. Este tributo foi apurado por Lilian de Lima Matias, editado por Lilian de Lima Matias, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 26 de junho de 2021.