Sobre o Inumeráveis

Paulo Brandt

1967 - 2021

Cumprimentava as pessoas com um sorriso inesquecível, e quão bondoso era o seu coração.

Ele pensava, sentia e via o mundo de maneira particular: era esquizofrênico; e tinha o sorriso sincero e luminoso de uma criança e como tal, vivia as alegrias do presente intensamente.

Ele e os irmãos tiveram uma infância muito difícil pois o pai os deixou quando ainda eram crianças e a mãe, uma guerreira, criou seus quatro filhos sozinha, com muita luta e sacrifício.

Era o mais velho de quatro irmãos, e tinha, com a Eliane, sua irmã caçula, uma relação muito próxima; moravam na mesma cidade, diferente dos outros dois irmãos que, em razão da distância, não podiam compartilhar frequentemente da companhia uns dos outros. Ele confiava na Eliane que estava sempre ali, por ele, e ele, por ela.

Era apaixonado por futebol e torcia pelo São Paulo Futebol Clube; quando adolescente, ele jogava bola e quase sempre voltava pra casa com os pés machucados, até fraturou o dedinho de tanto correr atrás da bola; vivia com as canelas e os joelhos esfolados.

Amava os animais e tinha vários deles: o Lilico, um poodle que era como se fosse seu filho; o Álex, um fox paulistinha; um gato preto chamado Ares; um siamês de nome Léo; Zeus, o gato mourisco e o Mimi, um gato branco.

Ele adorava música e, através dele, a Eliane descobriu e passou a partilhar do seu gosto musical, como a paixão pela banda A-ha, grupo norueguês que fez muito sucesso na década de 1980.

O Paulo gostava também dos hits solo do vocalista desta banda, Morten Harket, como “Ready to go home”, cuja letra , segundo a Eliane, tem muito a ver com a partida do irmão:

“Estou pronto para ir para casa
Estou pronto para receber
perdão por meus pecados
Estou pronto para começar
Estou pronto para deitar
Estou pronto agora para dormir
[...] Estou pronto para ir para minha casa

O Paulo partiu cedo e deixou um vazio muito grande, difícil de mensurar, e que talvez possa ser retratado no poema que ele criou, intitulado “Saudades de você” e diz assim:
“Hoje é;
há lembranças que ficaram no passado;
mas umas saudades;
que temos dentro de nós..."

Paulo nasceu em Lageado (RS) e faleceu em Toledo (PR), aos 53 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela irmã de Paulo, Eliane Brandt. Este tributo foi apurado por Samara Lopes, editado por Rosa Osana, revisado por Walker de Barros Dantas Paniágua e moderado por Rayane Urani em 31 de agosto de 2021.