1945 - 2020
Um homem simples e alegre, que teve amparo na solidez e no afeto para criação dos filhos.
A simplicidade de Seu Pedó, como era conhecido pelos mais íntimos, estava em seus hábitos, gostos, aparência - a vida bastava estar preenchida com a presença de sua família.
Com a esposa Valdiza teve seis filhos: Francisca, Pedrinho, Vera Lucia, Vanuza, Wanderley e Evandro; sendo que Pedrinho e Wanderley são falecidos. No segundo matrimônio, a mãe de seus filhos, teve mais um casal de filhos, porém a fatalidade se fez presente no parto da caçula e Dona Valdiza perdeu a vida ao dar a luz. Mesmo separados, Seu Pedó ficou muito abalado e essa dor possivelmente lhe deixou algumas lições para a vida. Uma delas foi ser uma pessoa de firmeza nas palavras em casa. Muitas vezes surgiam conflitos entre pai e filhos, mas com o grande afeto e a boa relação construída, logo uma conversa ajudava a resolver.
O avô tinha imenso cuidado e uma alegria bonita com os quatorze netos e dezenove bisnetos. "Nunca deixava faltar nada", comenta a neta Glenda, que acrescenta: "era impossível não gostar dele, meu avô adorava fazer brincadeiras com quem conhecia."
Seu Pedó sempre foi muito trabalhador, atencioso e de amizade fácil. Gostava de passear. Sua vida era sair cedinho para caminhada e em seguida ir para o seu trabalho. Lá, lidava com pintura e serviços gerais, na casa do seu bom amigo, Antônio. Retornava para casa na hora do almoço e passava o restante do dia aproveitando a companhia de sua família e escutando músicas antigas, na Rádio Panorama.
O calor constante o fazia ficar em casa somente de bermuda e sem camisa. Entretanto, nos eventos, chegava de roupa social, todo alinhado.
Após algumas complicações de saúde, como a pressão alta, que preocupava os filhos, Seu Pedó mudou-se a pedido da filha mais nova: a casa de sua caçula passou a ser seu novo lar. Mais perto ainda dos seus amados familiares, ele podia aproveitar pequenos prazeres, como um dos pratos favoritos: peixe cozido.
A família guarda no coração tantas lembranças boas, que permitem a alegria de Seu Pedó viver eternamente.
Pedro nasceu em Itacoatiara (AM) e faleceu em Itacoatiara (AM), aos 74 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela neta de Pedro, Glenda Geovana Reis Cavalcante. Este tributo foi apurado por Daniel Ventura Damaceno, editado por Denise Pereira, revisado por Magaly Alves da Silva Martins e moderado por Rayane Urani em 15 de dezembro de 2021.