1983 - 2020
Fez da alimentação sua forma de melhorar o mundo.
Renato escreveu a seguinte homenagem ao seu irmão:
"Dividimos quarto quando pequenos -- ele com medo do escuro e eu com medo de dormir sozinho. Ele deixava eu dormir perto e eu deixava que ele acendesse uma luz sempre.
Sempre foi cheio de carinho com todos e uma pessoa de ação. Começou a trabalhar cedo. Formou-se em engenharia de alimentos e viajou por vários países, implementando projetos na África e na América Central.
Construiu uma família linda, ao lado da mulher da sua vida, e trouxe ao mundo meus dois lindos sobrinhos, Leonardo, agora com nove anos, e Luigi, com sete. Aos dois deu toda atenção e dedicação.
Ele era meu companheiro de cozinha nos encontros de família. Recentemente havia lhe ensinado a fazer pão de fermentação natural e ele estava curtindo muito o novo hobby.
Por fim, realizou seu maior sonho: montou seu próprio negócio, no meio da crise da pandemia. Do zero, construiu uma fábrica de pastas de amendoim. Deixou tudo arrumado, funcionando perfeitamente e se foi.
Seu legado foi seu coração, que sempre transbordou de amor, sendo um filho, um irmão, um amigo, um esposo e um pai amoroso e presente na vida de todos nós".
Rafael nasceu em Jaboticabal (SP) e faleceu em Birigui (SP), aos 37 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pelo irmão de Rafael, Renato Camassutti Bedore. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Joaci Pereira Furtado, revisado por Sandra Maia e moderado por Rayane Urani em 1 de janeiro de 2021.