Sobre o Inumeráveis

Raquel Coelho de Barros

1961 - 2021

Forte e decidida, viveu conforme os próprios propósitos, sem nunca esquecer do bem coletivo.

A mais nova dos quatro irmãos. Como caçula, precisou desde cedo lutar pelo seu espaço e o fez com altivez e confiança.

Sua infância, em Maceió, foi marcada pelas idas à Praia do Sobral, os passeios com sua família, as festas em casa e as brincadeiras de rua. Crescer em frente a uma praça deixou seus dias mais movimentados e sempre existia um passatempo novo para conhecer.

Raquel entrou na Ufal quase simultaneamente com seu irmão, Ricardo, e com ele participou de movimentos estudantis e da luta pela redemocratização do país. Era uma educadora nata, formou-se como pedagoga e atuou por mais de trinta anos na escola Princesa Isabel, local onde trabalhou como técnica e posteriormente como orientadora educacional.

Passou seus últimos anos morando e cuidando da sua mãe Dalva, de quem herdou o amor pelos animais. Além do seu afeto pelos bichos, ela amava se fazer presente na vida dos seus sobrinhos e a sua paixão por eles era conhecida por toda a família.

Raquel nasceu Maceió (AL) e faleceu Maceió (AL), aos 60 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelo irmão de Raquel, Ricardo Coelho. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Jaqueline Martins, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 10 de novembro de 2022.