Sobre o Inumeráveis

Rosa Maria Francisca de Sousa

1947 - 2020

Força e doçura na mesma pessoa, foi inspiração de coragem e resiliência para todas as mulheres da família Sousa.

Homenagem da neta Anne Caroline à sua amada avó:

Minha avó foi a mulher mais forte e generosa que já conheci.

Batalhou a vida toda. Por quinze anos, precisou fazer hemodiálise, sempre enfrentando as idas diárias ao hospital com coragem e agradecendo a Deus pela oportunidade de estar viva.

Completou 73 anos no dia 30 de junho, pouco antes de partir. Agora, a mais linda flor do nosso jardim, sempre muito amada e querida por todos, está deixando a casa do Pai mais colorida. Mesmo que eu sinta que essa saudade no meu peito será eterna, eu também sinto que minha avó continuará cuidando de mim com aquela doçura só dela.

-

Carta aberta da filha Edineide à sua querida mãe:

Esta é uma homenagem à grande e inesquecível mulher da minha Vida: Mamãe, minha Rosa!

Hoje estou aqui com o coração em pedaços tentando expressar com palavras pelo menos um pouco de tudo que eu sinto e de tudo que minha mãe representa para mim.

Foi uma verdadeira guerreira por toda a vida, carregando no peito um coração forte, justo e amoroso. Também foi uma amiga, um conforto e uma alegria para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Acima de tudo, ela foi inspiração de mulher e uma grande mãe para mim. Ensinou-me a rir e enxugou minhas lágrimas. Em todos os momentos que precisei, encontrei amparo no seu abraço. Tê-la como mãe sempre foi um orgulho.

Cheia de carinho e amor, também foi uma avó protetora, que vivia o tempo todo cercada pelos netos e netas, os quais a amam incondicionalmente. Sempre quis o melhor para cada filha, e deu o melhor para todos nós. Mostrou-nos o valor de tudo: ensinou o significado do amor e o verdadeiro sentido da palavra "família". Todos que conviveram conosco de perto sentiram essa união.

Minha Rosa virou um anjo e está no melhor lugar que ela poderia estar, e meu coração não aguenta de tanta saudade, de tanta falta que ela me faz, que ela nos faz. Minha Rosa, minha inspiração, a senhora estará sempre presente na minha vida, sempre presente na nossa família. Pode passar toda a eternidade, mas ela jamais será apagada da minha memória, e o seu legado jamais será esquecido.

Mãe, eu amo a senhora infinitamente.

Sua filha.

Rosa nasceu em Caracol (PI) e faleceu em Gama (DF), aos 73 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela neta e pela filha de Rosa, Anne Caroline Sousa Fagundes e Edineide Sousa Rocha. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Ana Macarini, revisado por Débora Spanamberg Wink e moderado por Rayane Urani em 27 de junho de 2021.