Sobre o Inumeráveis

Rosália Lipski Czezacki

1939 - 2021

Com as roupas coloridas e o sorriso, deixava alegria por onde passava.

Essa é uma homenagem da neta Aline Czezacki à avó:

Dona Rosália, minha avó, dedicou muito amor a cada um de seus sete filhos: Antônio Carlos, José Luiz, Ivo Nei, Marcos César, Reginaldo, Angelita e Alyson), dezesseis netos e sete bisnetos.

Ela superou a perda de seu companheiro, Aleixo Czezacki, e continuou vivendo intensamente. Viajava bastante e conheceu lugares como Jerusalém, Roma, Berlim, Varsóvia e Dubai, mas sempre voltava para onde se sentia mais feliz: a praia.

Mesmo passando por situações de extremo risco, Dona Rosália se recuperava rapidamente e logo estava pronta para continuar com suas aventuras e seus artesanatos: certa vez, ela foi atropelada por um ônibus; em outra, estava em um carro que capotou em uma rodovia. Por isso, em família, brincávamos que ela “era um gato e tinha sete vidas”.

Sei que ela gostaria que fizéssemos o devido agradecimento a todos os profissionais que a atenderam, com dedicação e carinho, durante o seu tratamento. Oramos para que eles continuem firmes, fazendo um excelente trabalho na linha de frente. Também nos solidarizamos com todas as famílias que estão em luto pela perda de seus entes amados. Jesus te ama, Dona Rosália, e nós também.

Rosália nasceu em Araucária (PR) e faleceu em Ponta Grossa (PR), aos 81 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Rosália, Aline Czezacki. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Raphaela Costa, revisado por Arnon Marques Antunes e moderado por Rayane Urani em 24 de setembro de 2021.