1967 - 2020
Torcedor do Fluminense que, mesmo estando sempre na estrada, não perdia um jogo, nem uma boa piada.
Muca, conhecido pela intensidade que entregava às suas relações e pelo senso de humor do qual nunca abria mão. Veio de uma família grande, com seis irmãos. Se a família já era grande, aumentou mais ainda com suas três filhas e seus três netos. E foi uma alegria ter chegado mais gente, pois essas pessoas eram muito importantes para ele. Fazia questão de lembrá-las sempre disso.
Sua intensidade se mostrava na dedicação que tinha, pelo trabalho, mas principalmente pela família. Fazia de tudo para ver bem a quem amava e para demonstrar seu carinho. Nos aniversários de suas filhas, sempre dava um jeito de comemorar, principalmente com os almoços que eram marcados com muita risada.
Seu bom humor era seu ponto forte. Kelly, uma de suas filhas, lembra que ele “estava sempre rindo, sempre contando piadas, onde ele estava era certeza de todo mundo estar rindo. Ele tinha esse jeito muito engraçado, um jeito muito único”. Desejava um “Feliz Natal” em qualquer época do ano, só pra fazer alguém rir. Esse era um clássico!
Samuel tinha uma personalidade forte. Kelly conta que “ele era uma pessoa muito alegre, muito animada, calma, muito tranquila. Mas quando ele se estressava... Eu acho até que poucas pessoas chegaram a conhecer esse lado dele, porque na maioria das vezes ele estava rindo, brincando”.
Passou anos de sua vida trabalhando como vendedor, andando por aí pelas estradas do Rio de Janeiro. Mas isso não tirou dele o gosto que tinha por viajar. Estar na estrada era algo que gostava de fazer, para além do trabalho, mas no seu tempo livre também. Nunca deixava faltar tempo para passear com suas filhas e sua esposa, e ir visitar a família na cidade vizinha.
Seu tempo livre era preenchido pelas conversas, brincadeiras, músicas e claro, pelos jogos do Fluminense. Assistia repetidas vezes os melhores momentos do time, e nunca abandonou o time de sua cidade natal, São João do Paraíso. O futebol era realmente uma de suas paixões. Cada vitória tricolor era notícia dividida com as filhas.
A família que Muca construiu é grande para lembrar o tamanho do amor que sentia. As piadas deixam sua marca alegre no mundo. E a torcida tricolor de sua casa comemora a vida de um torcedor que viveu tudo intensamente!
Samuel nasceu em São Fidélis (RJ) e faleceu em Araruama (RJ), aos 52 anos, vítima do novo coronavírus.
Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de Samuel, Kelly Xavier Peres. Este texto foi apurado e escrito por , revisado por Luana Bernardes Maciel e moderado por Rayane Urani em 9 de maio de 2021.