Sobre o Inumeráveis

Sueli Cardoso

1948 - 2020

Amava a simplicidade da vida; horas e horas batendo papo eram o suficiente para fazê-la genuinamente feliz.

Com afeto, criatividade e habilidade na escrita, a sobrinha Fernanda homenageia a sua querida Tia Sueli:

“Vou deixar o coração falar pra descrever essa pessoa incrível que fará parte da história de muitas pessoas para sempre..."

Sueli Cardoso tinha muito orgulho da família que pertencia e Cardoso pra ela significava Força, Garra, Determinação, Perseverança e Coragem; e isso ela sempre passou pra nós.

Foi servente de escola, merendeira, a tia da Cantina e, por onde passava, distribuía carinho e ensinamentos. Fez muitos amigos e viveu intensamente infinitas histórias. Teve quatro filhos, todos generosos como ela, e quatro netos, os dois mais novos infelizmente tiveram pouco contato com ela, mas tenho certeza de que foi o suficiente para amá-la.

Era admirada e querida por todos os sobrinhos, de sangue e de coração. Uma pessoa que estava sempre disposta a ajudar, bastava um chamado e lá estava ela, sempre companheira, parceira e amiga.

Tia Sueli era felicidade por onde passava. Mesmo nos momentos mais difíceis conseguia nos fazer sorrir, era uma incentivadora de sonhos. Amava a simplicidade da vida, um cafezinho fresco, um pãozinho com mortadela, um pastel de feira e horas e horas a fio de bate-papo.

Cozinhava comidas deliciosas! Um bolinho de arroz que nunca mais vou comer igual, bolinho recheado de memórias afetivas. Quando ela partiu, levou um pedacinho da minha infância e deixou as lembranças mais doces e lindas.

Só tenho a agradecer por sempre reservar pra mim um cantinho na sua casa, no seu carro e no seu coração. Agradeço por todas as viagens e passeios que fizemos e por tudo que compartilhamos. A senhora continuará presente no mar, nas plantas, nos dias ensolarados e na alegria de viver.

Ah! Essa alegria de viver! Que faz a gente fechar os olhos, te ver sorrindo e acreditar que um dia nos reencontraremos e brindaremos com uma cervejinha bem gelada, do jeitinho que a senhora gostava...

Tia Sueli era uma das pessoas mais maravilhosas e Especiais que conhecemos... Te amaremos pra sempre!"

Sueli nasceu em Ferraz de Vasconcelos (SP) e faleceu em Bertioga (SP), aos 72 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela sobrinha de Sueli, Fernanda Cardoso Barboni. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Ana Macarini em 30 de maio de 2022.