Sobre o Inumeráveis

Tereza Neuma Franco Lima

1951 - 2021

Com recados encorajadores nas redes sociais, Teresa trouxe o quanto pôde seu amor aos outros.

Epitáfio: Não havia um só momento em que ela não tivesse esperança. Encorajava até os médicos que cuidavam dela.

Mãe, esposa dedicada e uma avó maravilhosa. Dona Tereza é lembrada pela filha por sua generosidade e seu carinho inigualáveis. “Era sua bondade, honestidade e fé que a tornavam única e ficaram como seu principal fundamento”, destaca Sheyla Franco. Junto com suas irmãs, Isabela e Daniela, ela guarda com carinho todos os momentos que viveram unidas.

Filha de cearenses, a doçura de Tereza perpassou sua vida. Ainda em terras pernambucanas, conheceu um alagoano, estudante de agronomia. Apaixonada, foi casada por quarenta anos com José Clóvis, uma união muito afortunada . E desse cultivo brotou uma família da qual a mãe protetora sempre cuidou com dedicação. Encorajou e apoiou suas meninas em tudo. E, como esposa, ajudou seu companheiro de vida a se tornar um grande homem.

Agregadora, ela gostava de fazer amizades. Durante a pandemia, sempre conseguia estar presente nas redes sociais. Logo que acordava fazia suas orações e passava horas no celular mandando mensagens, cumprimentando e encorajando até mesmo os médicos que a atendiam e que estavam na linha de frente da pandemia.

Ela mesma digitava cada um dos recados, e o poder de suas palavras era de ânimo para todos que a ouviam. Uma mulher de fé, sua esperança tocava todos aqueles com quem conviveu. Sheyla lembra, com todo carinho, que nunca saiu de casa sem ouvir um “Deus te abençoe”.

Tereza gostava de abençoar. Tinha coragem de enfrentar os momentos ruins sempre com alegria e fé em Deus. A saudosa filha lembra ainda que, às vezes, nos momentos de tristeza, ouvia também da mãe uns versinhos alegres: “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima...”.

Sheyla guarda as palavras da mãe que, corajosa, enfrentava a vida cheia de esperança. “Se Deus quiser, já está dando certo!" era assim que ela encorajava a todos.

Tereza nasceu em Recife (PE) e faleceu em Maceió (AL), aos 69 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de Tereza, Sheyla Franco. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Lucas de Araújo Rocha Carvalho, revisado por Walker de Barros Dantas Paniagua e Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 20 de agosto de 2021.