Sobre o Inumeráveis

Thereza Rossi Severino

1941 - 2020

A jogadora de bingo mais famosa da Av. Sete de Setembro era também especialista em reunir aqueles que amava.

Foi em uma casinha na esquina da Av. Sete de Setembro, em Itápolis (SP), que morou Thereza, uma habilidosa jogadora de bingo muito conhecida naquela região. Era costume de seus muitos conhecidos pararem no muro de sua casa para bater um papo com a carismática senhora que sempre oferecia um café ou uma água.

Amante de datas comemorativas, Thereza fazia questão de celebrar todas elas, em especial seu aniversário. Em 2020, não pôde festejá-lo, pois sua partida ocorreu oito dias antes da data.

As comemorações para ela, além de simbolizarem um dia alegre, serviam para concretizar um objetivo maior que permeou a vida de Thereza: reunir a família. Estar junto dos familiares e todas as pessoas queridas trazia satisfação; estava entre suas paixões o churrasco de domingo com todos à mesa. Como avó amorosa que era, ao visitar os netos, sempre levava doces.

Thereza teve quatro filhos e manteve uma união de trinta anos com seu eterno amor Antonio Severino, que partiu precocemente aos 52 anos e agora descansa ao lado de sua amada. Ela também se une aos dois filhos que partiram cedo demais.

Uma mulher que conseguia misturar bondade e braveza na mesma versão; que começou a labutar desde muito cedo ─ exercendo o árduo trabalho rural prematuramente aos 5 anos de idade ─; e que concluiu uma jornada perseverante dedicando seu tempo livre com o que a agradava: assistir à televisão e cortar retalhos para fazer os tapetes que ela tanto amava.

Seu empenho por cuidar e ajudar no que podia jamais será esquecido.

Thereza nasceu em Itápolis (SP) e faleceu em Itápolis (SP), aos 78 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela neta de Thereza, Juliana Silva. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Júllia Cássia, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 8 de fevereiro de 2021.