Sobre o Inumeráveis

Valda Sales Aguiar

1932 - 2020

Tem uma nova estrela brilhando no céu. O nome dela é Valda.

Dona Valda — é assim que era chamada por todos — era uma estrela. Não como as que brilham no cinema e sim, como as que brilham no espaço. Ela atraía todos a sua volta, assim como faz o Sol, com os planetas do nosso Sistema Solar. A diferença é que esta atração não se dava pela força da gravidade, mas pela força do seu amor incondicional.

Que o diga seu José Valdir Aguiar, amor da sua vida, com quem se casou e esteve ao seu lado durante toda a jornada; seus seis filhos, aos quais chamava de pérolas; seus 11 netos e 12 bisnetos, para quem vivia dando bons conselhos. Ela iluminava todos. Como o astro-rei, ela espalhava vida, energia e alegria para todo este contingente de pessoas, seja dançando ou cantando as músicas do seu cantor preferido, Daniel. Não é de se admirar que as pessoas adorassem orbitar a sua volta.

Quando Dona Valda estava internada, sua neta criou um perfil para ela, onde pedia que as pessoas doassem orações. Precisa dizer que houve uma enxurrada de orações pedindo por ela?

No início deste texto está escrito que Dona Valda era uma estrela. O verbo está no tempo errado. Ela é, e continuará sendo uma estrela. Só que agora está brilhando lá no céu. O Sol que se cuide, para não ser ofuscado.

Valda nasceu em Pentecoste (CE) e faleceu em Fortaleza (CE), aos 88 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela neta de Valda, Maria Aguiar Oliveira. Este texto foi apurado e escrito por Fabio Victoria, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 23 de junho de 2020.