Sobre o Inumeráveis

Valdi Silva Monte

1958 - 2021

Com muito orgulho, mesmo depois de aposentado, conservava o crachá funcional dentro da carteira que carregava consigo.

Ele era conhecido como “Tota" ou "Monte". Nasceu no Ceará e mesmo morando em Brasília por trinta anos, continuou muito apegado à família. Sempre visitava os pais e irmãs em suas férias.

Durante sua estadia em Brasília trabalhou no Aeroporto — local onde parecia estar presente em todos os lugares.

Valdi gostava muito de receber as pessoas em casa, de conversar e de fazer amizades. Tinha o hábito de acordar cedo e todos os dias escutava música no seu antigo rádio. Gostava de assistir o programa do Chaves, os noticiários e os jogos do Flamengo.

Enfrentou alguns problemas de saúde por causa de um AVC. Dois meses antes de falecer comemorou seu último aniversário numa viagem ao Ceará, ocasião em que toda a família se reuniu e cada pessoa presente lhe disse algo de significativo, criando um momento lindo e inesquecível, que ele finalizou agradecendo a todos e prometendo que em breve retornaria.

Maria Ivania, sua filha, conta de forma carinhosa o papel que Valdi desempenhou em sua vida: “Ele sempre me chamava de 'nega', 'princesa', e eu amava. O meu pai sempre foi muito carinhoso comigo, com meu irmão, com a minha mãe e a minha cunhada. Após a chegada dos netos a vida dele teve um novo sentido, pois eles eram motivo de muita alegria para ele. Um dos maiores prazeres dele era levar e buscar o primeiro neto na creche. Após a chegada de mais dois, ele ficou ainda mais apegado à família, continuando a ser um avô maravilhoso".

Valdi foi um homem trabalhador, bondoso, humilde, sorridente e que gostava muito de ajudar as pessoas. Dedicou parte da sua vida à família e deixou muita saudade em seus corações.

Ele será sempre lembrado com muito amor e carinho.

Valdi nasceu em Sobral (CE) e faleceu em Brasília (DF), aos 63 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Valdi, Maria Ivania Vasconcelos Monte. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 9 de dezembro de 2022.