Sobre o Inumeráveis

Valentim Neder

1972 - 2020

Seu otimismo era contagiante e sua coragem uma inspiração.

Valentim gostava de viajar. Adorava pegar a estrada com a família e desbravar o mundo. Desde muito jovem já percorria o Brasil. Aos 13, mudou com a família do Rio Grande do Sul para Jataí, em Goiás. Aos 16, conheceu Rosi e ambos realizaram o sonho de cursar Medicina juntos. Foram companheiros inseparáveis por trinta e dois anos.

Escolheram Alto Garças, em Mato Grosso, para exercer a Medicina e estabelecer uma clínica própria. Era a realização de um sonho. Logo veio a pequena Yara, amor incondicional e fonte de muita alegria para o casal.

A paixão pela Medicina era imensa. Era ali, nos plantões diários, que se sentia realizado. Valentim dedicava mais horas ao exercício da Medicina do que junto à família. Escolheu integrar a linha de frente na luta contra o novo coronavírus em auxílio aos colegas de profissão. Nessa guerra, contra um inimigo mortal e invisível, ajudou a salvar mais de 100 vidas.

Aos mais próximos deixou muitos aprendizados, como persistir na realização de sonhos. Seu otimismo era contagiante e sua coragem, uma inspiração. Deixou muitas saudades em seus familiares, amigos e pacientes. Carinho que foi amplamente demonstrado pelos aplausos de uma cidade inteira em sua breve despedida.

Valentim nasceu em Três de Maio (RS) e faleceu em Rondonópolis (MT), aos 48 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelo amigo de Valentim, Frederico Vitor Santos Oliveira. Este texto foi apurado e escrito por Lígia Franzin, revisado por Ana Macarini e moderado por Rayane Urani em 28 de dezembro de 2020.