Sobre o Inumeráveis

Vanessa Nascimento da Silva

1991 - 2020

A amazonense raiz, que com força e valentia construiu seu próprio marco.

Vanessa foi a primeira filha a entrar na Universidade Pública, onde se formou em Biotecnologia e regressou para cursar Nutrição, o que foi um marco para a família. “A filha da mulher que trabalhou a vida inteira plantando mandioca, agora está com diploma de ensino superior”.

Dona de múltiplos conhecimentos empíricos do interior, ensinou os primos a pescar, pegava cobras com as mãos sem nenhum temor e, certamente Vanessa contaria lendas amazônicas aos filhos, se os tivesse. Era a pessoa mais apta às missões noturnas no meio do mato: “Amazonense raiz”!

Morava com a avó, na cidade de Coari e a auxiliou em seus cuidados com bastante amor, paciência e dedicação. Construíram um forte laço entre avó e neta — tanto que estiveram juntas em seus últimos momentos aqui na Terra — e, certamente, permanecem juntas onde quer que estejam hoje.

Vanessa nasceu em Coari (AM) e faleceu em Coari (AM), aos 29 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela prima de Vanessa, Nayara Roberta Teixeira da Silva. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Thaís Fonseca Brunelli, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 23 de julho de 2020.