Sobre o Inumeráveis

Washington Mendes Soares

1978 - 2020

Torcedor do Flamengo, inspirou os sobrinhos a terem a mesma paixão.

Exerceu o papel de pai, e de amigo, para os sobrinhos. Eles lembram com carinho da importância que o tio flamenguista tinha em suas vidas. Para além de influenciá-los nas preferências esportivas, inspirou-os também pelo seu caráter. Um dos sobrinhos afirma que, quando tiver filhos, quer ser para estes "o que meu tio Washington foi para mim". Fernanda, irmã de Washington, ainda conta que seu irmão "foi um tio excepcional, que fazia questão de estar presente na vida da família e de acompanhar o crescimento de cada sobrinho, de ser inspiração para cada um deles".

Torcedor fervoroso do Flamengo, nunca perdia um programa esportivo da televisão. Acompanhava todos os jogos de futebol, esporte a que adorava assistir e que amava praticar. Futebolista amador, na infância tinha o sonho de se tornar jogador profissional. Outra paixão que trazia desde criança era a sétima arte: o rubro-negro perdia-se nas madrugadas dedicando-se aos filmes.

"Sinônimo de amor", é assim que Fernanda lembra do irmão. Washington tratava todos com amor e respeito e tinha um coração que transbordava serenidade. Além disso, foi um filho amoroso e muito amigo dos seus irmãos. Segundo relata Fernanda, "ele tinha o costume de jogar na loteria, em apostas virtuais, afirmando sempre que, caso ganhasse um prêmio, ajudaria toda a família". Por essas particularidades, "Washington deixou uma lição de amor ao próximo", complementa ela.

Pela família, Washington tinha mesmo muito apego. Vindo do interior do estado do Rio de Janeiro, mesmo quando passou a morar em Niterói, nunca esqueceu suas raízes. As lembranças da infância eram sempre reavivadas ao comer galinha com macarrão, lembrando de quando sua avó preparava o prato, que ele adorava. Amava também a comida que sua mãe fazia, a quem dedicou todo o amor. Washington, assim, foi um homem com coração de menino muito amado pela sua família; uma figura paterna e fraterna, que deixou boas memórias e histórias.

Washington nasceu em São Francisco do Itabapuana (RJ) e faleceu em Niterói (RJ), aos 42 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela irmã de Washington, Fernanda Mendes Soares de macedo. Este tributo foi apurado por Gabriel Rodrigues , editado por Bárbara Tenório, revisado por Débora Spanamberg Wink e moderado por Rayane Urani em 10 de julho de 2021.