Sobre o Inumeráveis

Zacarias Vitorino Baião

1948 - 2021

Sustentado por sua humildade e sua fé, sonhou alto e conquistou seus objetivos.

Nordestino de origem, Zacarias passou muita dificuldade na infância. Mudou-se para Brasília, onde morou num barraco com sua esposa e lá teve seu primeiro filho. Perdeu dois, frutos de uma gestação que não se completou, e sete anos após o primogênito veio a caçula, Flávia.

Ela oferecia os melhores conselhos e o melhor sorriso, foi bom filho, bom esposo e bom pai. Educou os filhos e lhes ensinou a ter fé. Foi um avô maravilhoso, ainda que tenha convivido brevemente com seu netinho.

Zacarias fez faculdade e foi com muita luta que conseguiu passar num concurso e comprar seu apartamento. Era ao mesmo tempo religioso e festivo. Amava rezar o terço, tinha verdadeiro amor por Nossa Senhora e também amava um churrasco e reunir família e amigos. Sempre animado e alegre, amava dançar e Natal era sua festa preferida.

Zacarias enfrentou muitas doenças do coração, passou por muitas lutas, cirurgias e outros procedimentos, mas nunca perdeu a alegria, coragem e a fé de lutar. Até em sua partida ele deixou uma linda mensagem de fé e amor: ao despedir-se da filha, disse que estava preparado para morar junto do pai e realizar o sonho de conhecer Nossa Senhora.

“Parece que ele sabia que partiria, pois deixou tudo preparado", diz Flávia. E conclui: "Ele falava que a missão dele estava cumprida. A Covid-19 levou Zacarias, mas nunca levará os seus ensinamentos, seu amor e sua alegria. A dor ainda é grande, mas fica a certeza de que ele está num lugar maravilhoso e agora sem dor. Obrigada por todo seu amor. Amaremos você para sempre”.

Zacarias nasceu em Palmeira do Piauí (PI) e faleceu em Brasília (DF), aos 72 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Zacarias, Flavia Rocha Vitorino. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 23 de dezembro de 2022.