Sobre o Inumeráveis

Manoel Santos

1929 - 2020

Viúvo, criou seus 10 filhos e venceu inúmeras batalhas. Foi pai, avô, bisavô e tataravô.

Manoel perdeu sua esposa muito cedo e teve que cuidar sozinho de seus 10 filhos. Mesmo tendo recebido uma educação rígida, foi um pai afetivo ao seu modo. Gostava de reunir a família e colocar apelido em todos os seus descendentes.

Sempre apreciou os passeios, as danças e os bailes. Quando perdeu uma de suas pernas, pensou que sua vida tivesse acabado. Entretanto, com o apoio de suas muletas, conseguiu se reerguer e continuou seguindo em frente.

Com seu espírito de lutador, parecia ter a saúde de um jovem, apesar das doenças que surgiam. Sempre dizia que lutaria até realizar o sonho de completar cem anos. De batalha em batalha vencida, desempenhou os papeis não só de pai, mas também os de avô, bisavô e tataravô.

A chegada da pandemia impediu seu contato com os filhos que moravam mais distantes, e isto causou-lhe profunda indignação. Não conseguia compreender porque eles não podiam vir até ele “se não estavam doentes”.

Manoel tem lugar garantido no coração de todos que o conheceram, e que dele se recordam com muita saudade.

Manoel nasceu em Recife (PE) e faleceu em São Paulo (SP), aos 91 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Manoel, Amanda dos Santos. Este tributo foi apurado por Hélida Matta , editado por Vera Dias, revisado por Lícia Zanol e moderado por Rayane Urani em 17 de dezembro de 2020.