1973 - 2020
Como pastor e pai, deixou como legado o seu exemplo de honradez e amor às pessoas.
Joel foi um pai zeloso, exigente e cuidadoso, sempre defendia o que era correto e seu exemplo de vida tornou-se um lindo legado de amor ao próximo, que é seguido por muitas pessoas.
Foi um bom filho, o primogênito, e motivo de orgulho de seus pais.
Joel era um agrônomo que amava a Deus, as plantas e as pessoas. Empreendedor, honesto, batalhador, honrado e cercado de muitos amigos, possuía, em sociedade, um viveiro de mudas florestais.
Amava as pessoas e fazia de tudo para ajudá-las, chegando, inclusive, a fundar o Instituto Valentes de Davi, onde fazia marmitas, juntamente com sua esposa e amigos, para serem entregues às pessoas em situação de rua.
Se doava a ponto de tirar de si, se preciso fosse, para conseguir socorrer a quem lhe pedia ajuda. Era admirável com seu amor ao próximo, servia com todo seu coração e nutria uma enorme compaixão pelos menos favorecidos.
Como pastor, era dono de uma sabedoria e liderança indiscutíveis. Conselheiro nato, muitos o procuravam em busca de orientações e conselhos para diferentes questões.
Foi um homem que por onde passava era respeitado e admirado e, dentre as manias que possuía, uma era querer tudo organizado, planejado, não gostava de procurar nada que estivesse fora do lugar; outra era a de chegar sempre atrasado e ainda a de ocupar sempre o mesmo lugar à mesa.
Andreza sua filha, fala sobre Joel como “o orgulho de seus filhos, netos, pais e irmãos”.
Ela reafirma com carinho: “foi um grande líder, sábio e honesto. Deixou muitas pessoas carentes de seus conselhos, sua bondade e carinho. Viveu pouco nesta terra, mas fez tanto em tão pouco tempo e marcou muitas vidas”.
“Faz falta todos os dias, jamais será esquecido pelo grande homem que foi. Deixou sua linda memória e a saudade estará presente em cada segundo de nossas vidas”.
“Foi muito amado e estará sempre nos corações de quem o conheceu. Jamais será esquecido. Te amamos para sempre!”
Joel nasceu em Lages (SC) e faleceu em Lages (SC), aos 48 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha de Joel, Andreza Lima da Silva. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Larissa Reis em 9 de janeiro de 2024.