Sobre o Inumeráveis

Adeltino José dos Santos

1929 - 2020

Comunicativo e bem-humorado, passava horas contando aventuras de quando foi vaqueiro na terra natal.

Adeltino nos lembra que a vida é para ser vivida. Pedreiro, fazia das próprias mãos o alicerce de novos lares. Viveu no interior da Bahia até os 40 anos, quando decidiu tornar-se retirante e ir para São Paulo em busca de uma vida melhor. Já casado e pai de sete filhos, fez da capital paulista sua base familiar.

Conhecido por todos como Seu Adelto, era muito querido e estimado pela vizinhança inteira. Comunicativo e bem-humorado, passava horas conversando e contando suas aventuras de quando foi vaqueiro na terra natal. Fã de viagens e passeios, além de dançar. Um verdadeiro pé de valsa.

O sonho de Adeltino era comemorar seu aniversário com uma grande festa. Estava combinado que os 91 anos seriam o palco dessa realização. A grande festa imaginada não chegou a acontecer por conta do isolamento social, mas Seu Adelto celebrou seus 91 anos ao lado da família. “90 só pra quem aguenta”, já dizia seu Adelto.

“Foi forte e guerreiro até seu último suspiro!”, lembra com orgulho a filha Maria Aparecida. Afinal, quando se vive 91 anos, todo dia é uma festa.

Adeltino nasceu em Ibipitanga (BA) e faleceu em São Paulo (SP), aos 91 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Adeltino, Maria Aparecida S. Mattos. Este tributo foi apurado por Thaíssa Parente, editado por Mariana Couto, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 28 de julho de 2020.